Publicado em 20/01/2023

Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo assina convênio com Prefeitura de Guarulhos para instalação de Casas Terapêuticas

O Serviço de Acolhimento Terapêutico terá capacidade para atender 45 dependentes químicos em situação de rua

O secretário de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, Gilberto Nascimento, e o prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa, assinaram nesta sexta-feira (20) convênio para implantar o Serviço de Acolhimento Terapêutico Residencial, as Casas Terapêuticas, destinadas ao tratamento das pessoas em vulnerabilidade devido ao uso de drogas e que estejam em situação de rua na região metropolitana de São Paulo. A cerimônia aconteceu na sede da prefeitura de Guarulhos.

Sob a gestão da Coordenadoria Estadual de Políticas sobre Drogas (COED), a Casa Terapêutica de Guarulhos, que terá capacidade para atender 45 pessoas, tem previsão para entrar em funcionamento no primeiro semestre de 2023. Será feito um chamamento público que escolherá a Organização da Sociedade Civil (OSC) que administrará o novo espaço.

O secretário Gilberto Nascimento explicou a concepção das novas Casas Terapêuticas: “Serão três casas, onde o dependente químico passará por três estágios: acolhimento, tratamento e acompanhamento, num prazo de até dois anos. Este é o direcionamento do nosso governador, Tarcísio de Freitas, que vai fazer um governo mais humano, porque não queremos ver os paulistanos morando nas ruas, privados de dignidade e autonomia”, afirmou.

O prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa, ressaltou a importância do projeto. “Em parceira com o Governo do Estado, a prefeitura vai realizar muitos programas e ações, sobretudo para ajudar os dependentes químicos que vivem em situação e vulnerabilidade nas ruas da nossa cidade. As Casas Terapêuticas vão fazer uma diferença muito grande na vida das pessoas”, afirmou.

Participaram da assinatura do convênio a coordenadora de Políticas Sobre Drogas da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, Eliana Borges, e o secretário de Assistência Social de Guarulhos, Fábio Cavalcante