Como podemos ajudar você?
Publicado em 08/02/2024

Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social inaugura República Jovem em Arujá

O objetivo é apoiar jovens que deixam os serviços de acolhimento; o tempo de permanência no local será de três anos, podendo ser prorrogado, conforme avaliação

São Paulo, 07 de fevereiro de 2024 – A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (SEDS) inaugura nesta quarta-feira (07/01), em Arujá, região metropolitana de São Paulo, a República Jovem, serviço voltado para apoiar e acolher jovens, a partir dos 18 anos, recém-saídos de Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA). A inauguração contará com a presença do secretário da Pasta, Gilberto Nascimento, além de autoridades locais e alguns prefeitos do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (CONDEMAT).

A República Jovem oferecerá moradia subsidiada àqueles jovens em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social, com vínculos familiares rompidos ou extremamente fragilizados e sem condições de sustento próprio. Os encaminhamentos serão feitos pela gestão municipal.

“Esse serviço é de extrema importância para aqueles jovens que chegam aos 18 anos e não podem mais permanecer nos abrigos. Muitas vezes, não têm para onde ir e podem até acabar nas ruas. É um apoio necessário em uma fase de incertezas para aqueles que já enfrentaram, desde muito cedo, alguma forma de tragédia familiar”, refletiu Gilberto Nascimento, secretário estadual de Desenvolvimento Social.

Projeto de vida

Além de moradia e alimentação, o atendimento deve apoiar a qualificação, a inserção profissional e a construção de projeto de vida. Os próprios jovens serão responsáveis pela limpeza e arrumação da casa, preparação da comida, cuidado com suas roupas e todas as atividades normais do dia a dia.

O local contará com a permanência constante de um tutor, além de assistentes sociais. O objetivo é fornecer apoio psicossocial aos assistidos e encaminhá-los para outros serviços, programas e benefícios da rede socioassistencial e das demais políticas públicas quando for o caso.

O tempo de permanência dos jovens no local poderá chegar a até três (03) anos, dos 18 aos 21 anos, podendo ser prorrogado, após avaliação, em razão do projeto individual formulado em conjunto com o profissional de referência.

A República Jovem de Arujá atenderá, além do município, as cidades de Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Poá, Santa Isabel e Suzano. A unidade receberá seis acolhidos. O valor anual de investimento foi de R$ 300 mil.

A SEDS está fomentando a implantação desse importante serviço no estado. A meta é chegar até o final de 2024 com, pelo menos, 10 novos serviços instalados. “Nossa Coordenadoria de Ação Social está ofertando apoio técnico, discutindo e orientando as diretorias regionais e municípios para que esses serviços saiam do papel e amplie a proteção aos nossos jovens”, finalizou Nascimento.

Evento:  República Jovem – Unidade Masculina

Data: 07 de fevereiro de 2024 – Quarta feira.

Local: Avenida São Lucas, 205 – Cidade Nova Arujá – Arujá.

Assuntos

Desenvolvimento | Gestão | Habitação | Infraestrutura | Secretaria da Habitação | Secretaria de Desenvolvimento Regional | Secretaria de Desenvolvimento Social