Como podemos ajudar você?
Publicado em 03/03/2023

Secretário de Desenvolvimento Social e funcionários da pasta participam do COSUD no Rio de Janeiro

Evento tem como objetivo consolidar agenda de cooperação entre os governos estaduais das regiões sul e sudeste do país 

São Paulo, 3 de março – O secretário de Desenvolvimento Social, Gilberto Nascimento, e equipe de servidores da SEDS participam de quinta à sábado (02 a 4/3) do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (COSUD), que acontece na sede da Fundação Getúlio Vargas (FGV) na Praia do Botafogo, no Rio de Janeiro.

Criado em 2019, o evento está em sua 7ª edição e tem como objetivo principal consolidar a agenda de cooperação entre os governos estaduais das regiões Sul e Sudeste do país, debatendo temas que atendam as demandas econômicas, sociais e ambientais. O ciclo de debates será encerrado neste sábado (04).

Com uma população de 119 milhões de habitantes, as duas regiões concentram 70% do PIB nacional, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O secretário participou, entre outros, do grupo de trabalho “Previdência e Desenvolvimento Social” e destacou os principais pontos do debate. “Participei de uma palestra sobre a reforma da previdência, juntamente com empresários, secretários de estado, e equipe técnica do Governo Federal. Trocamos ideias e informações essenciais e que nos ajudarão a pensar em políticas públicas efetivas para nossos estados”, falou Gilberto Nascimento.

 

Também esteve presente ao evento a coordenadora do Programa São Paulo Amigo do Idoso, Daniele Ribeiro da Silva, que participou do grupo de trabalho “Envelhecimento Saudável e Juventude”. Ela falou sobre as ações que a Secretaria de Desenvolvimento Social implantou no Estado  para a população idosa, como a instalação dos equipamentos Centro Dia do Idoso (CDIs) e do Centro de Convivência do Idoso (CCIs) e os planos para o Centros de Longevidade Ativa (CLAs).

Entre os temas debatidos no evento estão: segurança pública, combate ao contrabando, sistema prisional, saúde, desburocratização, turismo, educação, esportes, desenvolvimento social e econômico, logística e transportes, inovação e tecnologia, reforma tributária, infraestrutura e habitação, meio ambiente, mulheres e cidadania, governança e controle interno, defesa civil, entre outros.

Além do Rio de Janeiro, as cidades de São Paulo (SP), Gramado (RS), Vitória (ES), Florianópolis (SC) e Foz do Iguaçu (PR) já sediaram o COSUD.

 

Assuntos

Desenvolvimento | Gestão | Habitação | Infraestrutura | Secretaria da Habitação | Secretaria de Desenvolvimento Regional | Secretaria de Desenvolvimento Social