Publicado em 18/01/2023

Secretário Gilberto Nascimento participa da primeira reunião com a Rede do Programa Recomeço

O evento contou com a apresentação da OSC Samaritano São Francisco de Assis, responsável pela gestão das vagas do Programa Recomeço

O secretário estadual do Desenvolvimento Social, Gilberto Nascimento, participou nesta quarta-feira (18) do primeiro evento do ano da Coordenadoria de Políticas sobre Drogas (COED) sobre o Programa Recomeço. Realizado no auditório do Edifício Cidade 1, região central da cidade, o evento contou com a presença de cerca de 100 representantes de 45 instituições que atendem dependentes químicos em 30 municípios do estado, incluindo a capital.

A reunião teve como objetivo apresentar as novas diretrizes do Programa Recomeço aos representantes das Organizações Sociais (OSC) que compõem a rede de atendimento terapêutico. Durante o encontro também foi abordada a importância da prestação de contas, o sistema de monitoramento estadual e apoio técnico para a execução dos planos de providências.

Ao dar as boas-vindas aos representantes das instituições, o secretário disse que já esteve à frente da pasta há quatro anos, e destacou que foi uma grande experiência. ”Sou apaixonado pelo que faço, assim como sei que vocês também são”. E falou sobre o convite que recebeu do governador Tarcísio de Freitas para assumir a SEDS. “Quando o governador me convidou ele disse que eu falo com o coração, e reforçou que esta é uma Secretaria que precisa ter coração”.

Referindo-se às ações das políticas públicas, Gilberto Nascimento reforçou que a visão da gestão Tarcísio de Freitas é fazer um governo voltado cada vez mais para o cuidado com o cidadão, sobretudo com a população em situação de vulnerabilidade social. “Nossa meta é trabalhar com as pessoas em situação de rua. A chave para isso acontecer é ter um olhar mais humanizado”, falou.

O secretário ressaltou ainda as propostas da sua gestão. ”O nosso desafio é pegar uma máquina grande como o Estado de São Paulo, com os parceiros, e trabalhar com foco no indivíduo, em todos os municípios. Quando conseguimos recuperar, ajudar uma pessoa que tenha um algum problema ou trauma, as chances de recuperação é muita maior e o resultado é positivo para toda sociedade. Por isso, estou extremamente empolgado e feliz com o novo formato do programa voltado à recuperação dos dependentes químicos que virá pela frente”, enfatizou.

A coordenadora do COED, Eliana Borges, agradeceu a presença dos representantes das instituições: “Sei que muitos de vocês viajaram de madrugada para estar neste encontro. Essa é a primeira reunião com o secretário Gilberto Nascimento, e também com a OSC Samaritano São Francisco de Assis, aqui da capital. É uma grande oportunidade para vocês entenderem como será o olhar do governo atual para o nosso serviço e como vocês vão ajudar a contribuir com o trabalho que desenvolvem nas instituições”.

Participaram da reunião representantes das OSCs que cuidam de dependentes químicos dos seguintes municípios do estado: Avaré, Bauru, Barretos, Birigui, Campinas, Catanduva, Colina, Guarujá, Itanhaém, Itapeva, Itapecerica da Serra, Jambeiro, Jaú, Juquitiba, Mairiporã, Mogi Mirim, Pedro de Toledo, Presidente Prudente, Peruíbe, Potirendaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Rio Claro, Santo André, São José dos Campos, São Lourenço da Serra, São Paulo, Tupã, Taquaritinga e Vinhedo.

Sobre o Programa Recomeço

O programa é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo e garante apoio socioassistencial e tratamento médico aos dependentes químicos, suas famílias e comunidade, além de acesso à justiça e cidadania. Promove a prevenção ao uso indevido de drogas, o controle e a requalificação das cenas de uso degradadas em virtude do uso de substâncias psicoativas.