Publicado em 11/05/2023

SEDS participa da 65º Congresso Estadual de Municípios em Ribeirão Preto

Pasta apresentou suas soluções para a população em vulnerabilidade dos municípios

A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (SEDS) participou, na quarta-feira (10/05), da 65ª edição do Congresso Estadual de Municípios, organizada pela Associação Paulista de Municípios (APM), em Ribeirão Preto.

Com o tema “Município Forte. País Desenvolvido”, o congresso reuniu diversas lideranças e gestores públicos municipais, estaduais e federais para discutir soluções para as cidades. A Pasta participou do painel Desenvolvimento Social e Inclusão – Aspectos e práticas da agenda social nos municípios e apresentou seus principais programas para a área social.

Os gestores públicos devem trabalhar pela transformação e mudança de história das pessoas. Uma parcela da população em vulnerabilidade depende do braço assistencial do Estado no cuidado e acolhimento, mas a maioria está aguardando uma chance para resgatar sua autonomia, autoestima e força de trabalho. Nosso papel é criar essas chances. Isso é inclusão. Exatamente por isso, a agenda social nos 645 municípios do Estado, na gestão do governador Tarcísio, passa obrigatoriamente pela inovação e mobilidade social”, declarou Gilberto Nascimento, secretário estadual de Desenvolvimento Social.

Entre suas principais soluções, a SEDS apresentou, durante o evento, seus programas de combate à fome e insegurança alimentar; combate à pobreza e extrema pobreza; programa de mobilidade social; equipamentos de acolhimento terapêuticos para dependentes químicos; programas para proteção de crianças e adolescentes; proteção de mulheres vítimas de violência, além de sua política para transformar as cidades em territórios acolhedores e protetivos para a população idosa.

Dentre essas iniciativas, destaca-se o novo programa de Casas Terapêuticas para dependentes químicos em situação de rua. Conta com uma abordagem inovadora de 4 fases em um sistema de três casas integradas, período de intervenção de dois anos e prevenção de recaídas. A SEDS já assinou convênio com os municípios de Osasco, Guarulhos, Sorocaba e São José do Rio Preto para implantação das casas.

O titular da Pasta também apresentou as novas modelagens do Programa Bom Prato e novidades para enfrentamento ao trabalho infantil e expansão do Programa de Acolhimento Familiar.