SEDS tem palestra sobre assédio sexual e moral no trabalho
Evento teve participação de dezenas de pessoas no auditório da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e também pelas plataformas digitais
O Departamento de RH e a Edesp promoveram a palestra “Gestão do Cuidado – Assédio Moral e Sexual no Trabalho” nesta quinta-feira, dia 16/11, para os funcionários da SEDS. Além dos servidores da capital, representantes das 26 DRADS – Diretorias Regionais de Desenvolvimento Social – do estado também puderam participar via streaming e pelo canal da EDESP – Escola de Desenvolvimento Social, no YouTube.
“Assédio sexual é crime. O assédio moral, apesar de não estar no código penal, pode ser configurado crime dependendo da forma como é praticado”, explicou a palestrante Sofia Vilela, que é doutora em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, Procuradora do Trabalho e Secretária Adjunta do Ministério Público do Trabalho. Ela falou sobre as práticas que caracterizam os dois tipos de assédio, sejam elas por contato físico ou não. Também compartilhou informações importantes, como canais para denunciar, formas de evitar e como agir, entre outras.
A palestrante mostrou que algumas das formas de expressar o assédio moral são: retirar a autonomia do trabalhador, contestar a todo momento as decisões do trabalhador, ignorar a presença, espalhar rumores a respeito do funcionário e falar aos gritos com o empregado. Os participantes puderam fazer perguntas para esclarecer as dúvidas que surgiram durante o encontro. A fala de abertura foi do Chefe de Gabinete, Eduardo Barbin, representando o Secretário Estadual de Desenvolvimento Social, Gilberto Nascimento.
Edson Gonçalves Pelagalo, Coordenador de Desenvolvimento Social da Secretaria e mestre em serviço social, políticas sociais e movimentos sociais pela PUC SP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, destacou o radar anticorrupção, uma parceria com a Controladoria Geral de Estado de SP sobre orientações e boas práticas para denunciar e combater também a corrupção.
A SEDS também tem canais de denúncias: o e-mail faleconosco@desenvolvimentosocial.sp.gov.br, diretamente no RH e o telefone da ouvidoria (11) 2763-8103.
Assuntos
Desenvolvimento | Gestão | Habitação | Infraestrutura | Secretaria da Habitação | Secretaria de Desenvolvimento Regional | Secretaria de Desenvolvimento Social