Publicado em 05/08/2020

Semana do Bebê reforça a importância da proteção social na primeira infância

A Semana do Bebê acontece em diversos municípios paulistas (instituída por lei municipal), com eventos intersetoriais voltados ao cuidado integral e integrado do bebê, que é exatamente esse esforço das políticas públicas para promover o desenvolvimento infantil.

Em seu 11º anos consecutivo, a Semana do Bebê se reinventa em meio a necessidade do isolamento social, e as atividades acontecerão de forma diferente para que pais, crianças e cuidadores se mantenham protegidos.

Primeiríssima Infância é tema na Semana do Bebê em Itupeva

O município de Itupeva, a aproximadamente 72 km da capital, está promovendo, dos dias 2 à 7 de agosto, a 11ª Semana do Bebê. Neste ano, o principal objetivo é transmitir segurança às famílias da região durante a pandemia da Covid-19, em que as pessoas estão em isolamento social e por isso, a programação é diferenciada para a proteção de todos.

O tema abordado neste ano é: “Haja amor… a começar em mim…” e toda a semana é pensada para agradar pais e filhos. De acordo com a Secretária de Desenvolvimento Social do município, Aline Aparecida de Melo Alves, “A Semana do Bebê é de extrema importância para a Secretaria de Desenvolvimento Social e para o município como um todo, afinal, é uma semana na qual todos os olhares, atenção e ações voltadas para a Primeiríssima Infância estão em foco”.

Criança feliz

Por esse motivo, a Prefeitura de Itupeva conta com ações coordenadas pelas secretarias de Educação e Saúde, além da de Desenvolvimento Social, que participa com o Programa Criança Feliz, cuja finalidade é promover o desenvolvimento de crianças, considerando sempre o contexto familiar em que se encaixam e fortalecendo as políticas públicas.

Para Aline, “A participação do Programa Criança Feliz é de suma importância, visto que é um programa que também atende variadas faixas etárias, que inicia desde a gestação e vai até os seis anos, com o atendimento das crianças beneficiárias do BPC (Benefício de Prestação Continuada)”, ela ainda completa: “O foco do Programa na Semana do Bebê é reforçar a importância dos vínculos familiares e incentivar o desenvolvimento integral dos pequenos, incentivando aspectos como: cuidados, carinho, estímulos, relação criança e cuidador, entre outras”.

Vulnerabilidade Social

Assim como as ações do Estado, Itupeva também vê, como foco da Semana do Bebê, famílias que estão enfrentando a vulnerabilidade social, em especial, aquelas com crianças de 0 a 3 anos de idade, e pensando no Criança Feliz, a maior parte daqueles que participam são cadastradas no CadÚnico.

Sobre a programação pensada para a pandemia, o Comitê Municipal do SPPI (Comitê Regional Primeiríssima Infância) e a Prefeitura elaboraram ações nas quais as famílias se desloquem e se exponham o menos possível. “Utilizamos como estratégias: gravação de vídeos contendo passo a passo de brincadeiras, palestras com profissionais da saúde, lives, contação de histórias, Drive Thru para entrega de materiais informativos, tudo de forma bem lúdica e divertida”, contou Aline.

A programação completa pode ser encontrada no site da Prefeitura de Itupeva:

E o seu município, tem alguma história para nos contar sobre a Semana do Bebê?
Compartilhe conosco no email: sedscomunica@sp.gov.br