Como podemos ajudar você?
Publicado em 10/09/2021

Setembro Amarelo – A ação para a prevenção

Setembro Amarelo – A ação para a prevenção

Chegado o mês de setembro, assuntos acerca da prevenção ao suicídio começam a ser mais frequentes. Para tal, não basta a espera desta época para que a pauta venha a tona. O relatório Suicide Worldwide in 2019, publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), revelou que em 2019, mais de 700 mil pessoas morreram por suicídio em todo o mundo, o que representa uma a cada 100 mortes. 

O estudo levantou ainda que no Brasil, são aproximadamente 13 mil pessoas por ano que tiram a própria vida. Enquando no restante do mundo, o número de mortes por suicídio caiu, nas Américas, a taxa subiu 17%. 

Em 2021, a campanha vem acompanhada do tema “Agir salva vidas”, reforçando a importância da participação de todos no tema, que também levanta um importante questionamento: como agir em prol à prevenção?

É possível iniciar o debate a partir de algum diagnóstico. De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), 98% dos suicídios estão relacionados a distúrbios mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Ao menor sinal, o apoio de especialistas, como psicólogos e psiquiatras se torna indispensável. Transtornos mentais perpassam a necessidade do desabafo com pessoas próximas.

É importante estar atento a alguns sinais, como frases de alarme. Não deixe passar em branco frases como: “Não aguento mais”, “eu queria sumir”, “eu quero morrer”, entre outras.

Para você, ouvinte que faz parte de uma rede de apoio, incentive a busca por especialistas e o tratamento adequado; não trate como frescura ou a busca por “chamar atenção”, o que pode levar à morte de uma pessoa; não julgue ou diminua a dor de ninguém. Todos estão enfrentando batalhas pessoais, especialmente em um período pandêmico, como o vivido atualmente,

Se você está lendo este texto está enfrentando essa batalha, conte com esta rede de apoio de pessoas próximas, mas não se esqueça que o número 188 está disponível para conversas a qualquer momento. Não deixe de procurar ajuda.

Assuntos

Desenvolvimento | Gestão | Habitação | Infraestrutura | Secretaria da Habitação | Secretaria de Desenvolvimento Regional | Secretaria de Desenvolvimento Social