Como podemos ajudar você?
Publicado em 22/12/2021

VIVALEITE: Há 28 anos combatendo a insegurança alimentar

O Projeto Estadual do Leite – VIVALEITE está presente em todos os 645 municípios do Estado e é responsável pela distribuição de 2.921.969.969 (quase três bilhões de litros de leite), desde o início do projeto em 1994 até dezembro de 2021, beneficiando mensalmente mais de 196 mil crianças entre 6 meses e 5 anos e 11 meses, e 101 mil idosos acima de 60 anos. O Leite é enriquecido com Ferro e Vitaminas A e D e tem como objetivo principal oferecer um complemento alimentar seguro e de alto valor nutritivo às crianças e idosos de baixa renda que vivem em situação de vulnerabilidade social no Estado de São Paulo.

Vale ressaltar que, a atual gestão já distribuiu mais de 173 milhões de litros de leite e durante a pandemia da Covid-19, a ampliação do programa reforçou a alimentação para mais de 15.000 mil idosos residentes em 479 Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) pelo Estado Paulista.

No ano de 1993, o Projeto VIVALEITE foi implantado pela Coordenadoria de Abastecimento, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e no ano seguinte passou a funcionar nesta mesma pasta.

Com o decreto nº 44.569, de 22 de dezembro de 1999, o VIVALEITE foi instituído dentro do Programa Estadual de Alimentação e Nutrição e em 19 de janeiro de 2011, por meio do decreto nº 56.674, passou a integrar a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo.

Outras ações

A Pandemia da COVID-19, impactou diversos fatores da vida, entre eles fatores sociais e econômicos, especialmente se considerarmos as situações de desigualdade social, de renda, étnico-racial, de gênero e de acesso a serviços de saúde. Tendo em vista esses aspectos, a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo oferece estas e outras Ações de Proteção Social que podem ser acessadas AQUI.

Saiba mais sobre as ações do Governo do Estado para combater a insegurança alimentar em nosso Podcast:

Assuntos

Desenvolvimento | Gestão | Habitação | Infraestrutura | Secretaria da Habitação | Secretaria de Desenvolvimento Regional | Secretaria de Desenvolvimento Social