Como podemos ajudar você?
Publicado em 03/11/2020

Os 90 anos do voto feminino no Brasil

Os 90 anos do voto feminino no Brasil

Há 90 anos, era aprovada a constituição de 1934.

E com ela foi aprovada a também o direito da participação da mulher na política de forma efetiva. Podendo votar e ser votada em cargos públicos. A luta por este direito durou mais de 100 anos, pois o marco inicial das discussões parlamentares em torno do tema começou nos debates que antecederam a Constituição de 1824.

Mas somente em 1919, os ideários sufragistas europeus chegaram através da bióloga Bertha Luz, que trouxe estes ideais de Paris. Junto com a militante Maria Lacerda de Moura, Bertha fundou a Liga Pela Emancipação Intelectual da Mulher, que mais tarde se tornaria a Federação pelo Progresso Feminino.

O direito ao voto pelas mulheres foi conquistado no Brasil antes da maioria dos países latino-americanos. Muito pela proximidade que as representantes do movimento tinham com a elite política.

Para além do voto

As mulheres também conseguiram a participação política nas eleições. E a cidade de Itanhaém, no litoral de São Paulo, foi responsável pela eleição da segunda prefeita no Brasil. E primeira no Estado.

Spasia Albertina Bechelli Cecchi foi eleita pelos vereadores da época e governou a cidade entre 23 de maio de 1936 e 26 de outubro de 1937.

Saiu com ótimos índices de aprovação, confirmado em um artigo Jornal de Itanhaém, elogiando a gestão de Spasia: “A Cidade remoça-se, animada com as realizações em marcha, dando-nos a certeza, mercê dos esforços crescentes da senhora prefeita, que tem encontrado decisivo apoio do Governo do Estado em suas iniciativas”.

Antes dela, Alzira Soriano foi eleita em 1928 pela cidade de Lajes, no Rio Grande do Norte. Alzira foi a primeira mulher eleita na América Latina.

Um olhar para o presente

As mulheres são maioria do eleitorado no Brasil. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, 52% dos brasileiros aptos a votar são do sexo feminino, cerca de 77 milhões.

Segundo dados apresentados pelo Tribunal Superior Eleitoral, 33,1% dos pedidos para candidaturas para as eleições de 2020 foram feitos por mulheres. No total foram feitas 180.799 inscrições femininas para cargos municipais. São 2.496 candidatas a prefeituras e 174.284 postulantes ao cargo de vereadora.

Estes números tendem a aumentar nas próximas eleições, com a maior inclusão das mulheres no debate público sobre política e o seu poder transformador na sociedade. Uma história que começou a 90 anos e perdurará por muito tempo.

Imagem: TSE

Assuntos

Desenvolvimento | Gestão | Habitação | Infraestrutura | Secretaria da Habitação | Secretaria de Desenvolvimento Regional | Secretaria de Desenvolvimento Social