Publicado em 25/01/2023

Governador Tarcísio de Freitas comemora aniversário de São Paulo com almoço no Bom Prato da rua 25 de Março

Chefe do executivo estadual anunciou mais 30 novas unidades do Bom Prato para 2023

Nesta quarta-feira (25), o governador Tarcísio de Freitas, o prefeito da capital, Ricardo Nunes, e o secretário de Desenvolvimento Social do Estado, Gilberto Nascimento, almoçaram na unidade do Bom Prato da rua 25 de Março, como parte das comemorações pelo aniversário da cidade, que completa 469 anos. No cardápio foi servida a tradicional feijoada, arroz, virado de couve e vinagrete, e como sobremesa, bolo para celebrar a data.

O governador Tarcísio de Freitas conversou com os frequentadores e elogiou a equipe que trabalha no Bom Prato. Destacou a importância do maior programa de segurança alimentar do país no combate à fome. “Queria parabenizar o pessoal do Bom Prato que faz um trabalho maravilhoso e sacia a fome de muita gente. É uma grande política pública com mais de 20 anos de sucesso. Hoje são 100 unidades do Bom Prato e a ideia é ampliar, fazer 30 em 2023 e mais 30 em 2024”, destacou Tarcísio de Freitas.

Durante a conversa com a imprensa, o governador elogiou a qualidade da comida. Afirmou que a feijoada estava muito saborosa e brincou dizendo que se arrependeu em escolher a bandeja marrom, que indica porção menor de comida no prato. “Deveria ter pego a bandeja laranja, em que vem uma porção maior”, divertiu-se.

Para o secretário Gilberto Nascimento, o governo do estado está mais comprometido do que nunca no combate à fome e desnutrição. “Vamos inovar para que cada programa seja efetivo, alcance o maior número de vulneráveis e chegue a todos os cantos do estado”, afirmou.

Bom Prato 25 de Março serve 2.100 refeições por dia

O restaurante Bom Prato da rua 25 de Março funciona há 20 anos na região central. É administrado pela Organização da Sociedade Civil (OSC) Família Nova Aliança e serve um total de 2.100 refeições por dia, sendo 300 cafés da manhã, 1.500 almoços e 300 jantares. Funciona de segunda a domingo, a partir das 7h para o café da manhã (R$ 0,50), reabre às 10h30 para servir o almoço preferencial aos idosos, e às 11h atende o público em geral. O jantar tem início às 17h. O preço é R$ 1,00 tanto para o almoço quanto para o jantar.

A unidade Móvel do Bom Prato 25 de Março está instalada na Praça Pérola Byington e ficará neste local, por quatro meses, até abril. Começou a funcionar em março do ano passado, e serve diariamente 300 almoços, também ao preço de R$ 1,00.

Sobre o Bom Prato

Criado em 28 de dezembro de 2000, o programa tem como objetivo oferecer refeições saudáveis e de alta qualidade a custo acessível à população de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade.

Considerado o maior programa de segurança alimentar do país, como também da América Latina, subsidiado por um governo de estado, o Bom Prato completou 22 anos de funcionamento no ano passado.

Ao longo desse período, foram servidos cerca de 206,5 bilhões de toneladas de alimentos e o governo estadual investiu mais de R$ 1,1 bilhão no custeio das refeições, na adequação dos imóveis e na compra dos equipamentos.

Atualmente, existem 100 unidades do Bom Prato instaladas no estado, sendo 73 fixas e 27 móveis. Os restaurantes fixos estão distribuídos da seguinte forma: 24 na Capital, 19 na Região Metropolitana de São Paulo, 21 no Interior, e nove no Litoral.

Os endereços de todas as unidades do Bom Prato estão disponíveis no site.