Publicado em 21/12/2022

Governo do Estado entrega segunda unidade do Bom Prato em Ribeirão Preto

Instalado a cerca de 500 metros do Hospital das Clínicas, restaurante vai atender pacientes, seus acompanhantes, além dos moradores do entorno

Atendendo a uma reivindicação da população de Ribeirão Preto, o governador Rodrigo Garcia e a secretária de Desenvolvimento Social, Célia Leão, participaram nesta quarta-feira (21) da inauguração da segunda unidade do Bom Prato no município que vai beneficiar os pacientes e acompanhantes do Hospital das Clínicas, além dos moradores que vivem no entorno. Com este restaurante, esta é a 16º unidade entregue por esta gestão.

Foram investidos R$ 1 milhão pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social para a compra de equipamentos e utensílios.  À Prefeitura coube a aquisição do imóvel.

Durante a inauguração, o governador Rodrigo Garcia destacou: “O HC de Ribeirão Preto recebe um Bom Prato que trará dignidade aos pacientes e aos seus acompanhantes que vem se tratar aqui. Muitas mãos trabalharam para chegarmos na inauguração de hoje. Este Bom Prato HC de Ribeirão Preto é o mais moderno de todas as nossas unidades”.

O prédio que abrigará o Bom Prato HC conta com área total de 2.460 m2, sendo 1.1103 m2 de área construída. A região também terá uma praça que poderá ser utilizada pelos pacientes, enquanto aguardam o atendimento. O endereço da unidade é na Av. Governador Lucas Nogueira Garcez, 500 – Parque Residencial Cidade Universitária. O gerenciamento do Bom Prato ficará a cargo da Organização da Sociedade Civil (OSC) Instituto Protagonismo-Instituto de Desenvolvimento Social e Cidadania.

O restaurante popular foi construído com projeto executivo elaborado exclusivamente para uso como restaurante popular, além de ser uma das primeiras unidades do programa que prioriza a sustentabilidade, sendo autossuficiente em energia solar e reuso de água, trazendo maior economia ao município e um impacto positivo para a região, além de priorizar o conforto e qualidade ao atendimento aos usuários.

O atendimento será de segunda a sexta-feira, a unidade vai servir 1,7 mil refeições por dia, sendo 300 cafés da manhã (R$0,50) e 1,4 mil almoços (R$1,00). No cardápio de inauguração foi servido arroz branco, feijão, escalope ao molho roty com champignon, purê misto (batata e abóbora), salada de rúcula e como sobremesa pêssego.

Com a entrega da unidade Ribeirão Preto/HC, o Bom Prato passa a contar com 99 unidades, sendo 72 fixas e 27 móveis. Os restaurantes fixos estão distribuídos da seguinte forma: são 23 na capital, 19 na Região Metropolitana de São Paulo, 21 no interior, e nove no litoral.

Para a secretária Célia Leão, o novo Bom Prato vem suprir necessidades para muitos dos pacientes que vem de várias cidades do interior, inclusive, de outros estados. “Aqui, em muitos casos, eles chegam sem tomar o café da manhã, e, alguns, sem condições financeiras de pagar um almoço nos restaurantes das redondezas. O nosso Bom Prato oferece aos pacientes e acompanhantes uma alimentação de qualidade com preço superacessível. Este é o compromisso da nossa Secretaria: o de estar próxima daqueles que mais precisam, cumprindo o nosso papel social”, ressaltou na abertura da unidade.

Cardápio

Todas as refeições das 99 unidades do Programa Bom Prato são montadas por nutricionistas que avaliam a composição balanceada de nutrientes das refeições a partir de proteínas, vegetais e frutas.

As refeições do almoço e jantar contam com uma quantidade de 100g de proteína, 40g de salada, 250g de arroz, 150g de feijão e 90g de guarnições. Para as opções de sobremesas há 90g de frutas ou 20g de doce.

Balanço de unidades entregues pela atual gestão

Desde o ano de 2019 até o final desta gestão terão sido entregues 19 restaurantes Bom Prato, sendo que deste total, 17 são unidades novas e duas reinaugurações: Cidade Dutra (26/10/2021) e Santana que será após o Natal, no próximo dia 26.

As unidades inauguradas nesta gestão são: São Bernardo do Campo I e II, Cubatão, Itapevi, Presidente Prudente, Embu das Artes, Cotia, Francisco Morato, Praia Grande, Jacareí, Sumaré, Mogi das Cruzes II (Jundiapeba), Santo André II (Vila Luzita), M’Boi Mirim, Diadema e Ribeirão Preto (HC). Até o final deste mês deve ser entregue à população a unidade em Parelheiros (zona sul da capital).

Sobre o Programa Bom Prato

Considerado o maior programa de segurança alimentar do país, como também da América Latina, o Bom Prato está prestes a completar 22 anos de funcionamento. Criado em 28 de dezembro de 2000, o programa tem como objetivo oferecer refeições saudáveis e de alta qualidade a custo acessível à população de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade. Todas as unidades servem mais de 130 mil refeições diariamente.

Os endereços de todas as unidades do Bom Prato estão disponíveis no site:  www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br/bom-prato-funcionamento