Publicado em 01/04/2021

Páscoa em casa! Programa Criança Feliz sugere atividades para fazer com as crianças

Com a Páscoa chegando, é natural que a ansiedade das crianças, junto ao lúdico, fique mais aflorada, já que isso significa que a chegada do coelho da Páscoa carregando ovos de chocolate se aproxima.

O lúdico transforma a brincadeira em aprendizado, tornando possível o desenvolvimento de habilidades por meio de atividades e passatempos.

“A ludicidade é uma necessidade do ser humano em qualquer idade e não pode ser vista apenas como diversão. O desenvolvimento do aspecto lúdico facilita também o desenvolvimento pessoal, social e cultural, colabora para uma boa saúde mental, facilita os processos de socialização, comunicação, expressão e construção do conhecimento”, explica Paola Pastrello, coordenadora estadual do Programa Criança Feliz, focado na promoção do desenvolvimento integral das crianças na primeira infância.

Com a pandemia da Covid-19, as crianças passaram a ficar em casa em tempo integral e entretê-las pode ser uma tarefa desafiadora aos pais e por isso, alguns visitadores do Programa Criança Feliz separaram algumas ideias de atividades que podem ser feitas nesta época do ano entre pais e filhos.

A tradicional caça aos ovos

O município de Cândido Mota, localizado na região oeste do estado de São Paulo, elaborou uma tarefa simples: caça aos ovos.

Para isso, será necessário farinha de trigo e água. Molhe o dedo indicador, o dedo médio e o polegar na mistura feita com os dois ingredientes e faça pegadas, como se o coelho da Páscoa tivesse passado pelo local.

A ideia é que as pegadas levem as crianças até o local em que estão seus ovos de Páscoa ou alguma surpresa supostamente deixada pelo coelho, que foi embora antes mesmo dos pequenos acordarem.

Crianças na cozinha

Em São José da Bela Vista, a proposta é envolver as crianças no preparo de refeições. A ideia é envolver chocolate, para entrar no clima da Páscoa, mas a mesma pode ser utilizada para as receitas do dia a dia.

A dica dos visitadores é aproveitar o momento para explicar e demonstrar a importância dos momentos em família ao redor da mesa.

Cadê o rabinho do coelho?

Para as crianças entre 2 e 3 anos, os visitadores do município de Piracicaba estão implementando a atividade ‘Cadê o rabinho do coelho?’. Nesta brincadeira, o primeiro passo é feito pelos adultos da casa. Eles devem desenhar um coelho bem grande em uma folha de papel e recortar.

Após recortado, o coelho deve ser colado na parede na altura da criança, que após ver onde o desenho está, será vendada e com uma bolinha de algodão ou de papel com um pouco de cola, tentará acertar o lugar correto para colocar o “rabinho” do animal, com a ajuda de um adulto a direcionando.

A importância da brincadeira

A brincadeira é tão importante para o desenvolvimento das crianças, que garantir a elas o direito de brincar está previsto no Marco Legal da Primeira Infância (LEI Nº 13.257, DE 8 DE MARÇO DE 2016).

“No brincar, a criança aprende a conviver, a ser criativo, a pesquisar, a resolver problemas e vai aos poucos desenvolvendo sua autonomia, auto percepção, autoestima. Quando uma criança brinca, entra em contato com suas fantasias, desejos e sentimentos, conhece e reconhece a força e os limites do próprio corpo e estabelece relação de confiança com o outro”, finaliza Paola.