Como podemos ajudar você?

Atlas Digital da Situação da Pobreza e Extrema Pobreza no Estado de São Paulo

As situações de pobreza e extrema pobreza na sociedade brasileira constituem um componente transversal na questão das vulnerabilidades sociais, quando mensuradas de forma abrangente, tendo a pobreza como variável qualificadora.

A insuficiência – e a quase inexistência – de renda de grandes contingentes populacionais pode ser considerada elemento gerador de uma cascata de eventos socialmente desagregadores que incluem desde a fome à ruptura de vínculos institucionais, familiares e comunitários de grande impacto para toda sociedade.

Tendo em vista que tanto as consequências como o enfrentamento da situação de pobreza e extrema pobreza devem se dar nos limites territoriais circunscritos aos municípios, a sua incidência exige uma geolocalização precisa no território para a concepção de políticas e ações de máxima efetividade.

Com essa motivação, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social – SEDS concebeu e produziu o Atlas Digital da Situação da Pobreza e Extrema Pobreza no Estado de São Paulo, com a finalidade de oferecer subsídios à política pública desenvolvida no âmbito do município, assim como para embasar as ações de competência direta do Estado.

Confira as edições de nosso Atlas Digital e anexos: