Publicado em 11/05/2022

Drads de Franca promove encontros com gestores e técnicos dos municípios

Os encontros visam apresentar as principais referências sobre a gestão e regulamentação dos benefícios eventuais

A Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, por meio da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads) de Franca e Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), está promovendo encontros mensais com gestores e técnicos do município sobre os benefícios eventuais. Esses benefícios são direcionados para as pessoas e famílias que são acompanhadas pela Assistência Social e necessitam de apoio em decorrência das situações temporárias, como auxílio natalidade, auxílio funeral ou em situações de calamidades e emergências, avaliadas como situações de vulnerabilidade temporária.

Os encontros, que levam o nome de “Percurso Formativo Sobre Benefícios Eventuais”, são formados por uma trilha de aprendizagem com seis módulos educativos, que intercala reuniões presenciais e virtuais. O primeiro encontro foi realizado no final do mês de abril, de modo remoto, e contou com a participação do Grupo de Estudo e Capacitação Continuada de Trabalhadores do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e de representantes do Ministério de Cidadania e da pasta social do estado.

O evento também aborda temas relacionados com a gestão da política de Assistência Social, os serviços socioassistenciais, metodologias de trabalho, abordagem e construção de vínculos com os usuários do SUAS e, também, questões da intersetorialidade, ou seja, formas de articulação entre os diferentes setores como saúde, emprego, educação e assistência social.

Durante o evento com os gestores e técnicos foi reforçada a importância da participação das 23 secretarias municipais de assistência social, uma vez que cabe à gestão de cada cidade a regulamentação e operacionalização dos benefícios eventuais em âmbito local. Esse trabalho envolve ainda os 53 profissionais de CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), inscritos no GECCATS (Grupo de Estudo e Capacitação Continuada de Trabalhadores do SUAS), da região.

O próximo encontro, já referente ao módulo 2, será realizado no dia 26 de maio e será transmitido on-line a partir das 9h30 no canal do YouTube do GECCATS Franca. O evento contará com a presença de Rozana Fonseca, do Blog Psicologia do SUAS, e Gisele Bovolenta, professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O tema do encontro será “O que cabe na modalidade da Vulnerabilidade Temporária?”, sobre situações emergenciais em decorrência da ausência de renda para alimentação, custeio de serviços de energia ou água, entre outras situações temporárias para garantir as necessidades básicas.