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Cadastro Único: Saiba como se cadastrar e atualizar dados

Mas o que é o Cadastro Único? 

O Cadastro Único (CadÚnico) é uma ferramenta essencial de articulação e consolidação da rede de proteção e promoção social, juntamente com as demais políticas públicas em todos os âmbitos da federação, contribuindo dessa forma para a inclusão social.

 

Por que é importante manter o cadastro atualizado? 

Para a manutenção da qualidade dos dados do Cadastro Único, as famílias inscritas devem manter seus dados cadastrais atualizados. Isso deve ser feito obrigatoriamente a cada dois anos ou sempre que houver mudanças na família.

Se você mudar de endereço ou de telefone, tiver alguma alteração em sua renda mensal ou no estado civil, no nascimento, adoção ou falecimento de algum membro da família, o seu cadastro deve ser atualizado presencialmente.

Com as suas informações atualizadas, é possível identificar exatamente a situação em que sua família se encontra para participação nos programas sociais do governo. É importante destacar que para receber os comunicados dos programas, são utilizadas as últimas informações cadastradas.

 

Quem pode se inscrever no Cadastro Único? 

  • Famílias com renda mensal de até meio salário-mínimo por pessoa; e
  • Famílias com renda mensal maior de meio salário-mínimo por pessoa, desde que o cadastramento esteja vinculado à inclusão em programas sociais nas três esferas do governo.

 

Quais documentos são necessários?

Para ser cadastrado, o responsável pela unidade familiar deve apresentar:

  • Documento de identificação com foto;
  • CPF (preferencialmente) ou Título de eleitor;
  • Comprovante de endereço;  na ausência deste, declaração de residência

 

Para as demais pessoas da família é necessário, pelo menos, um desses documentos: Certidão de Nascimento; Certidão de Casamento; CPF; Carteira de Identidade (RG); Carteira de Trabalho; Título de Eleitor.

No caso de indígenas e quilombolas, pode ser apresentado qualquer um desses documentos ou a Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI).

Com os documentos em mãos, você deve ir a um posto de cadastramento na sua cidade ou a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)

Endereços de todos os CRAS no Estado de São Paulo – clique aqui.

 

Importante! 

É necessário manter seu cadastro atualizado a cada 2 anos ou se você mudar de endereço ou de telefone, tiver alguma alteração em sua renda mensal ou no estado civil, no nascimento, adoção ou falecimento de algum membro da família, o seu cadastro também deve ser atualizado.