Como podemos ajudar você?

Cadastro Único: Saiba como se cadastrar e atualizar dados

Mas o que é o Cadastro Único?

O Cadastro Único (CadÚnico) é uma ferramenta essencial de articulação e consolidação da rede de proteção e promoção social com as demais políticas públicas em todos os âmbitos da federação, contribuindo dessa forma para a inclusão social.

Por que é importante manter o cadastro atualizado?

Para a manutenção da qualidade dos dados do Cadastro Único, as famílias inscritas devem manter seus dados cadastrais atualizados. Isso deve ser feito obrigatoriamente a cada dois anos ou sempre que houver mudanças na família.

Se você mudar de endereço ou de telefone, tiver alguma alteração em sua renda mensal ou no estado civil, no nascimento, adoção ou falecimento de algum membro da família, o seu cadastro deve ser atualizado presencialmente.

Se não houver nenhuma alteração dos dados declarados anteriormente, é possível atualizar através do APP ou da página web.

Com as suas informações atualizadas, é possível identificar exatamente a situação em que sua família se encontra para participação nos programas sociais do governo. E para receber os comunicados dos programas são utilizadas as últimas informações cadastradas.

Quem pode se inscrever no Cadastro Único?

● Famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa;
● Famílias com renda mensal maior de meio salário mínimo por pessoa, desde que o cadastramento esteja vinculado à inclusão em programas sociais nas três esferas do governo.

Pré-cadastro pelo site ou aplicativo

Em março de 2022, foi lançado oficialmente um novo aplicativo do Cadastro Único pelo Governo Federal. Pelo canal, é possível fazer o pré-cadastro para aqueles que ainda não estão cadastrados e desejam se cadastrar. Esta etapa é opcional, com o objetivo de agilizar o atendimento. O cidadão pode, se desejar, fazer todo o cadastramento diretamente no posto de atendimento do Cadastro Único.

Aplicativo Cadastro Único


                         

Após realizar o pré-cadastro é necessário confirmar as informações em posto de cadastramento na sua cidade ou a um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) na sua cidade.

É importante confirmar as informações presencialmente no período de até 120 dias.

A versão web do aplicativo está disponível no endereço on-line: cadunico.cidadania.gov.br
Quais documentos são necessários?

Para ser cadastrado, é necessário CPF ou Título de Eleitor do responsável pela família.

Para as demais pessoas da família é necessário, pelo menos, um desses documentos: Certidão de Nascimento; Certidão de Casamento; CPF; Carteira de Identidade (RG); Carteira de Trabalho; Título de Eleitor.

No caso de indígenas e quilombolas, pode ser apresentado qualquer um desses documentos ou a Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI).

Com os documentos em mãos, você deve ir a um posto de cadastramento na sua cidade ou a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). É importante levar um comprovante de endereço, como conta de água ou de luz.

Endereços de todos os CRAS no Estado de São Paulo – clique aqui.
Importante!

Se você mudar de endereço ou de telefone, tiver alguma alteração em sua renda mensal ou no estado civil, no nascimento, adoção ou falecimento de algum membro da família, o seu cadastro deve ser atualizado.