Publicado em 10/08/2020

Iniciativa privada doa R$ 1 bilhão para combate à Covid-19

Para auxiliar no combate da Covid-19 e colaborar nas áreas da saúde, educação e proteção social, mais de 250 empresas e entidades privadas já doaram mais de R$ 1 bilhão, pensando em estratégias de contenção dos efeitos da pandemia. Apenas nesta segunda-feira, 10/08, foram doados 108 milhões.

Se trata do Grupo Empresarial Solidário de São Paulo, que conta com 450 membros e 251 empresas, que já realizaram doações contribuindo com ações efetivas para beneficiar a população paulista. Estas doações foram acompanhadas por auditorias independentes e pelos órgãos competentes do Estado de São Paulo, destinadas a ajudar a população.

“Este trabalho coletivo não pode ficar restrito a situações de emergência ou calamidade, mas deve se transformar na capacidade de compreender que só a constância nos fará mudar o rumo da vida dos cidadãos em maior vulnerabilidade”, afirma Célia Parnes, Secretária Estadual de Desenvolvimento Social.

Um bilhão em doações

O anúncio foi feito na última segunda-feira, pelo Governador do Estado, João Dória, em coletiva no Palácio dos Bandeirantes. “O Comitê Empresarial Solidário, composto há quatro meses, ultrapassou a marca de R$ 1 bilhão em doações para combater o coronavírus e aumentar o campo de proteção social no Estado. Uma marca histórica, do maior programa de doações sociais já feitas até então no país. Quero agradecer a todos os doadores, que deram exemplo e vão ficar para a história”, disse o governador.

O Grupo Empresarial Solidário de São Paulo realiza reuniões quinzenalmente e a desta segunda foi a 16ª. Todo o processo de recebimento das doações, entrega e aplicação dos recursos está sendo auditado pela Pricewaterhouse Coopers Brasil, com apoio da Deloitte na organização dos processos.

Como doar

O Governo de São Paulo tem uma comissão responsável por organizar doações de entes privados e sociedade civil durante a crise do coronavírus. São aceitas doações em dinheiro, serviços e materiais, de acordo com critérios estabelecidos pelas Secretaria de Estado envolvidas.