Como podemos ajudar você?
Publicado em 30/03/2022

A Escola de Desenvolvimento Social comemora 10 anos

Criada em 2012, a escola é especializada na formação e aprimoramento de profissionais, visando melhorar a qualidade da prestação de programas, serviços e benefícios aos cidadãos em situação de vulnerabilidade social

Em fevereiro de 2012 a Escola de Desenvolvimento Social (EDESP) era criada, contribuindo na efetividade do trabalho prestado na assistência social e colaborando com a formação de atores sociais, tornando-os ainda mais capazes de executar e aprimorar a prestação de serviços e as políticas públicas da área social.

Tais aprimoramentos se dão por meio de ações de capacitação e formação, como cursos, seminários, especializações, oficinas, orientações técnicas, entre outros, que são executados de forma direta ou por meio de instituições públicas ou privadas conveniadas ou parceiras da Secretaria de Desenvolvimento Social, que por sua vez, além de coordenar a EDESP, desenvolve suas atividades no âmbito da política de educação permanente e continuada, essenciais para a qualificação dos trabalhadores e atores da área.

“Comemorar os 10 anos é um momento de grande emoção, especialmente pelo impacto que essa escola certamente teve em tantos colaboradores e em tantas pessoas interessadas nas pautas da assistência e do desenvolvimento social. Um tema cada vez mais importante no nosso país, pensando em redução de desigualdades, em proteção social, em melhora nas condições de vida das pessoas e todas as especificidades e tecnicidades que permeiam o sistema único da assistência social e seus derivados”, comenta a Secretária de Desenvolvimento Social, Célia Parnes.

Para um entendimento mais efetivo, a educação continuada se concentra na constante qualificação do indivíduo, seja se tratando do ambiente profissional, pessoal ou acadêmico, levando em consideração desejos e necessidades; enquanto a permanente foca no cotidiano das equipes de trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) – constitui-se no processo de permanente aquisição de informações pelo trabalhador, de todo e qualquer conhecimento, por meio de escolarização formal e informal, de vivências, de experiências laborais e emocionais, no âmbito institucional ou fora dele.

“Mudamos radicalmente para atender ao contexto pandêmico. A Covid-19 fez com que a EDESP adotasse a modalidade de ensino remoto emergencial, para dar continuidade ao seu cronograma de capacitação. Nesta conjuntura, os profissionais da educação e técnicos foram demandados à reinvenção e adaptação para corresponder a esse novo modelo de ensino e aprendizagem”, explica o Diretor Executivo da EDESP, David Campos.

Durante estes 10 anos, a Escola sempre procurou se aprimorar, acompanhando as mudanças necessárias para um trabalho ainda mais efetivo. A exemplo disso, desde o surgimento da pandemia da Covid-19, a EDESP seguiu em funcionamento por meio de capacitações on-line, webinários, orientações técnicas e discussões à distância. Entre 2020 e 2021 realizou, junto com outras áreas da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado, 157 ações formativas on-line, certificando 20.448 atores da assistência e do desenvolvimento social.

Assuntos

Desenvolvimento | Gestão | Habitação | Infraestrutura | Secretaria da Habitação | Secretaria de Desenvolvimento Regional | Secretaria de Desenvolvimento Social