Como podemos ajudar você?

Casa de Passagem

Casas de Passagem Terra Nova I e Terra Nova II:

Localizados nos municípios de São Paulo e Guarulhos, os Serviço de Acolhimento na modalidade Casa de Passagem para migrantes, refugiados, solicitantes de refúgio e vítimas de tráfico de pessoas estrangeiras e nacionais, ​têm como objetivo ​acolher e atender de forma integral, migrantes e refugiados em situação de vulnerabilidade, provendo os serviços necessários para garantir sua proteção, restabelecer sua autonomia e integrá-los na comunidade; funciona 24 horas e oferece apoio social, psicológico e jurídico, além de atividades de convivência, pedagógicas e culturais.

O Serviço atende famílias com filhos, gestantes, idosos e pessoas com deficiência, homens e mulheres solteiros.

Os acolhidos também recebem orientação profissional e jurídica, são matriculados em cursos de língua Portuguesa, contam com auxílio para inclusão produtiva e encaminhamento para a rede de políticas públicas necessárias ao fortalecimento dos usuários e à garantia de direitos.

 

A Casa de Passagem Terra Nova I, foi inaugurada em outubro de 2014, o espaço acolheu mais de 1.000 pessoas do Congo, Angola, Serra Leoa, Camarões, Gana, Guiné, Nigéria, Síria, Tunísia, Paquistão, Irã, Afeganistão.

A Casa de Passagem Terra Nova II foi inaugurada em fevereiro de 2023, o espaço acolheu mais de 135 pessoas do Afeganistão.

Os migrantes/refugiados ficam, em média, seis meses no local, que tem capacidade para 50 vagas cada Serviço, somando 100 vagas. Os encaminhamentos, para atendimento, são realizados, na sua maioria, pelo Posto Avançado de Atendimento Humanizado do Município de Guarulhos e pelas Agências Internacionais da ONU para refugiados e migrantes, ACNUR e OIM, além da Secretaria de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania, e da rede socioassistencial de atendimento municipal.