Publicado em 08/11/2023

Propostas serão levadas para evento nacional, em Brasília

Promovida pelo Conselho Estadual da Assistência Social (Conseas) e com apoio do Governo do Estado, a 13ª Conferência Estadual de Assistência Social reúne cerca de 2 mil pessoas em Sumaré, no Centro de Eventos Estância Árvore da Vida. Durante três dias, cerca de 900 delegados e mais de 1000 outros participantes discutirão propostas a serem apresentadas na Conferência Nacional de Assistência Social, que será realizada, no início de dezembro, em Brasília.

O evento, que começou nesta terça-feira(07) se estende até quinta (09) sob o tema central: “Reconstrução do SUAS (Sistema Único de Assistência Social): O SUAS que temos e o SUAS que queremos”.

Durante a conferência serão discutidos cinco eixos: Financiamento, Controle Social, Articulação entre segmentos, Serviços, programas e projetos, Benefícios e transferência de renda.

O secretário estadual de Desenvolvimento Social, Gilberto Nascimento, participou da abertura da conferência e defendeu a valorização dos profissionais da assistência social e a PEC que destina 1% do orçamento da União para o SUAS.

“O SUAS atende as pessoas que mais precisam, que estão na ponta. Precisamos também valorizar, reconhecer e cuidar de quem cuida”, afirmou.

O secretário relembrou que os profissionais do SUAS trabalharam exaustivamente quando ocorreu a tragédia no litoral norte, especialmente em São Sebastião, em fevereiro deste ano, e ficaram esgotados.

Debates

Os debates na 13ª Conferência continuam até quinta -feira quando serão definidas as propostas que serão levadas para a Conferência Nacional e também serão definidos os delegados das 26 DRADS(Diretorias Regionais de Assistência Social) que irão participar do evento.

No primeiro dia, foi realizada uma roda de conversa sobre o SUAS, comandada pela professora Adailza Sposati, na qual também participaram autoridades do Conseas, como Edson Gonçalves Pelagalo, vice-presidente.

Participaram ainda da abertura do evento: José Arimatéia, representante do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil; Márcio Masella, presidente do Conseas; Magali Basile, representante do CNAS e presidente do COEGEMAS (Colegiado Estadual dos Gestores Municipais de Assistência Social); Jakeline Andressa Colucci, presidente do CMAS de Sumaré; Ana Cléia Meneghetti, secretária municipal de Desenvolvimento Social de Sumaré; Dênis Silva, promotor de justiça de Fernadópolis; Mario Lopes, representante do fórum dos usuários do SUAS; Edvaldo Santos, conselheiro do Conseas, representante dos usuários da população em situação de rua; Patrícia Silva, conselheira estadual- representante do segmento dos trabalhadores do SUAS; Aleandra, representante das mulheres pretas; Núbia, representante do grupo LGBTQIA+; Marcelo Panico, conselheiro e representante da organização social Dorina Nowill.