Publicado em 08/05/2024

Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e CDHU entregam Programa Vida Longa em Duartina

Equipamento comunitário de moradia assistida é destinado a idosos autônomos em situação de vulnerabilidade social

Nesta quarta-feira (8/5) o município de Duartina, na região de Bauru, recebeu um condomínio do Programa Vida Longa, que integra a política habitacional e de proteção ao idoso, do Governo de SP. A iniciativa é uma parceria entre as secretarias estaduais de Desenvolvimento Social (SEDS) e de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDHU), e a CHDU, articulada com os municípios paulistas interessados.

O investimento é de R$ 5,2 milhões. O condomínio é composto por 28 unidades, com cozinha, sala de estar e dormitório conjugados, banheiro e área de serviço. O convênio para viabilizar a obra foi firmado em dezembro de 2020 com a prefeitura de Duartina, que doou o terreno e vai administrar o residencial.

Os imóveis foram projetados com conceito arquitetônico adaptável, para permitir a facilidade no uso da moradia por qualquer indivíduo com dificuldade de locomoção temporária ou permanente.

Itens de segurança e acessibilidade constam no projeto, como barras de apoio, pias e louças sanitárias em altura adequada, portas e corredores mais largos, interruptores em quantidade e altura ideais, alarmes de emergência sonoros e luminosos, piso antiderrapante, entre outros.

Recursos de acessibilidade também foram instalados nas áreas comuns para facilitar a locomoção e dar segurança e conforto ao idoso.

Para incentivar o processo de socialização dos moradores, o residencial tem espaços comuns de convivência e lazer, com salão e refeitório, além de uma área com televisão, ambiente externo com churrasqueira e forno à lenha, aparelhos para atividade física, bancos de jardim, horta elevada, e paisagismo.

Sobre o programa

O Programa Vida Longa tem caráter protetivo. As cidades participantes são responsáveis pela indicação dos beneficiários potenciais, pela doação de terrenos para a construção dos imóveis e pela gestão e manutenção dos empreendimentos após a conclusão das obras. O investimento é a fundo perdido, e os moradores não pagam taxa de ocupação, nem contas de água e luz.

Para ter acesso ao programa

O Programa Vida Longa destina-se a pessoas idosas de ambos os sexos, a partir dos 60 anos, em situação de vulnerabilidade material e relacional, inscritas no CadÚnico, que vivam, preferencialmente, sozinhas e com fragilidades nos vínculos familiares. Para mais informações, os interessados devem se dirigir ao CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) do município.

A SEDS é responsável pelas diretrizes da gestão social do programa, e a definição dos critérios de seleção dos beneficiários. Realiza a assessoria permanente e apoio técnico aos municípios durante todas as etapas de implantação do programa por meio da Coordenadoria de Ação Social (CAS) e de suas diretorias regionais.