Como podemos ajudar você?
Publicado em 12/11/2021

Dia Nacional da Alfabetização é comemorado com queda do analfabetismo

Dia Nacional da Alfabetização é comemorado com queda do analfabetismo

Taxa de analfabetismo no Brasil passou de 6,8%, em 2018, para 6,6%, em 2019, de acordo com dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), no entanto, o combate ao analfabetismo deve ser contínuo.  

 

Instituído em 1966, o Dia Nacional da Alfabetização (14/11)  foi escolhido em homenagem à criação do Ministério da Educação e Cultura (MEC), em 1930. A data tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da implantação de melhores condições de ensino e aprendizagem no país. A alfabetização não se baseia unicamente no ato de aprender a ler e a escrever, mas também no desenvolvimento da capacidade de compreensão, interpretação e produção de conhecimento.

Saber ler e escrever é fundamental para o desenvolvimento do ser humano e, consequentemente, para o desenvolvimento do nosso país. Pode ser considerada a primeira etapa do processo de inclusão na sociedade. Atualmente, cresce cada vez mais o número de pessoas alfabetizadas no Brasil, mostrando claramente que estamos evoluindo na direção de nos tornar um país melhor.

No entanto, ainda há muitas pessoas que não possuem qualquer nível de alfabetização e que por este motivo ficam à margem da sociedade, vivendo fora da zona onde aparecem as melhores oportunidades, tanto profissionais, quanto pessoais. A taxa de analfabetismo no Brasil passou de 6,8%, em 2018, para 6,6%, em 2019, de acordo com dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua Educação, divulgada em 2020. Apesar da queda, que representa cerca de 200 mil pessoas, o Brasil tem ainda 11 milhões de analfabetos. São pessoas de 15 anos ou mais que, pelos critérios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), não são capazes de ler e escrever nem ao menos um bilhete simples. Por este motivo, ganha uma importância fundamental qualquer iniciativa, em qualquer esfera, que dê condições às pessoas de ter uma boa alfabetização, aprendendo a ler e a escrever.

Aprender a ler e a escrever é, acima de qualquer coisa, uma oportunidade que uma pessoa tem para se sentir um pouco mais cidadã, e por este motivo, é fundamental procurar dar condições para que a maior parte da população possa ser alfabetizada da melhor forma possível. E isto se dá pelo fato de que um cidadão devidamente alfabetizado apresenta melhores condições de procurar informações, além de também reunir condições para procurar por mais conhecimento e também produzi-lo.

Outro ponto importante para um indivíduo devidamente alfabetizado é que, além de ser capaz de ler e escrever (o que pode ser muito útil na hora de procurar emprego), a alfabetização o ajuda também na hora de se expressar, o que indica, entre outras coisas, que este cidadão é capaz de elaborar ideias e transmiti-las por meio da fala e da escrita.

Portanto, quando procuramos definir qual é a importância da alfabetização para os brasileiros, acabamos esbarrando no que podemos entender como o ponto essencial para um povo que deseja ser grande e capaz de escolher corretamente os rumos para o futuro, já que é por meio da escrita e da leitura que se forma uma sociedade melhor.

 

Oportunidades oferecidas pelo Governo do Estado de São Paulo para iniciar ou concluir os estudos

Os jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de iniciar ou concluir os ensinos Fundamental ou Médio na idade adequada, de acordo com a legislação, podem ter acesso a essas etapas da escolaridade por meio de cursos e avaliações voltadas à modalidade de ensino de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Entre eles estão o ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências para Jovens e Adultos), os cursos da EJA (Educação para Jovens e Adultos), os CEEJA (Centros Estaduais de Educação para Jovens e Adultos), além do PEP (Programa de Educação nas Prisões), que conta com o apoio da SAP (Secretaria de Administração Penitenciária).

 

Infográfico: Redução da evasão escolar

Podcast – Educação durante a pandemia:

 

Assuntos

Desenvolvimento | Gestão | Habitação | Infraestrutura | Secretaria da Habitação | Secretaria de Desenvolvimento Regional | Secretaria de Desenvolvimento Social