Como podemos ajudar você?
Publicado em 21/11/2022

Fórum do Fonaceas discute o fortalecimento da política social no país

Secretária Célia Leão abriu o evento que acontecerá até quarta-feira em São Paulo

Nesta segunda-feira (21/11), Célia Leão, secretária de Desenvolvimento Social, participou da abertura da 57ª Reunião do Fórum Nacional de Conselhos Estaduais de Assistência Social (Fonaceas). Realizado em três dias na região central de São Paulo, o evento tem como objetivo fortalecer o papel da política social e discutir a necessidade de aumentar o investimento no orçamento para atender os usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

A edição de 2022 do Fórum, que há 20 anos estimula o debate, conta com a participação de 25 Conselhos Estaduais do Brasil e estima receber 120 pessoas. Ao término do evento, os participantes vão elaborar carta aberta a ser entregue ao Conselho Nacional do Ministério da Cidadania.

A vice-presidente do Conselho Estadual de Assistência Social do Paraná e presidente do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Assistência Social, Renata dos Santos, destacou o quanto a política de Assistência Social é importante, pois hoje no Brasil o Congresso debate soluções para atender as 33 milhões de pessoas que vivem em situação de insegurança alimentar. Ela defende que o governo deve, em todas as suas esferas, criar ações para os que vivem em situação de vulnerabilidade social. “Temos contribuido com os nossos programas para a qualidade de vida das pessoas que dependem do SUAS. Precisamos fortalecer cada vez mais as políticas sociais para atender aos mais necessitados em todo Brasil. E este Fórum com tantos participantes, representa um avanço para reconstruirmos o SUAS”, ponderou na abertura do evento. “Não podemos mais, enquanto política pública, viver de emenda parlamentar. Precisamos de um orçamento vinculado para dar continuidade ao nosso trabalho na área social”, destacou.

Em defesa do SUAS

Aumentar os investimentos na área social foi ponto defendido pela secretária estadual de Desenvolvimento Social, Célia Leão. Em seu pronunciamento, ela ressaltou que todas as áreas do governo são importantes: Saúde, Educação, Segurança Pública, Meio Ambiente, Turismo, Esporte, mas o Social é o guarda-chuva que aborda todas as pastas. “O Social é tudo”, acentuou. “A Secretaria da Fazenda é relevante – quanto mais recursos o orçamento do município, do estado, ou do país receber da Fazenda, mais verba haverá para aplicar na área social”. Por isso mesmo, Célia Leão reverenciou os presentes no Fórum em suas diversas vozes da sociedade organizada, e que, juntos, trabalham no atendimento aos mais necessitados, fazendo valer os direitos dos mais vulneráveis.

Em seu discurso, o coordenador de Ação Social da Coordenadoria de Ação Social, que também preside o Conselho Estadual de Assistência Social do Conseas em São Paulo, Edson Silva, explicou que o SUAS é uma política da Assistência Social que atende à extrema pobreza e o dramas daí decorrentes, como a fragilidade de vínculos familiares e as situação de abandono, negligência, ou ainda às vítimas de situação de violência contra idoso, mulheres, crianças e adolescentes, além da falta de condições para às pessoas com deficiência.
“Na área social temos o olhar que busca garantir a acolhida, fazer a escuta para saber o que esse usuário está passando, e assim definir quais são os programas mais indicados para atendê-lo. A porta de entrada da política é o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, sempre instalado nas comunidades e bairros. Há ainda o Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, instalados na região central da cidade ou próximo da secretária municipal de Assistência Social”. Trata-se de uma estrutura pensada em rede de forma a atender o cidadão menos favorecido em um momento de carência.

Assista o vídeo da abertura clicando aqui.

Assuntos

Desenvolvimento | Gestão | Habitação | Infraestrutura | Secretaria da Habitação | Secretaria de Desenvolvimento Regional | Secretaria de Desenvolvimento Social