Publicado em 26/03/2024

Governo de São Paulo inaugura Residência Inclusiva no Alto Tietê

Com 10 vagas, o equipamento tem como objetivo acolher pessoas com deficiência intelectual média e moderada

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, entregou nesta segunda-feira (25) a Residência Inclusiva na região do Alto Tietê, em parceria com o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (CONDEMAT). O equipamento é regional e tem como sede a cidade de Mogi das Cruzes. Irá atender também as cidades de Ferraz de Vasconcelos, Poá, Guararema e Santa Isabel. A unidade é voltada ao acolhimento de pessoas com deficiência intelectual e cognitiva em situação de vulnerabilidade social. A capacidade é para atender até 10 residentes.

Gilberto Nascimento, secretário estadual de Desenvolvimento Social, destaca que ter um olhar humanizado para cuidar dos vulneráveis é uma marca deste governo. “As pessoas com deficiência, o público desse novo serviço, apresentam fragilidade nos vínculos familiares e comunitários, passam por situações de discriminação, privações e até o abandono. Nesse sentido, é nosso dever oferecer condições dignas a estas pessoas. Nesses equipamentos, elas serão acolhidas e incluídas e terão a chance de se desenvolver, gradualmente, alcançando autonomia para realização das atividades diárias, além da socialização e integração afetiva”, afirmou.

A Secretaria de Desenvolvimento Social, através do Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS), repassou um total de R$ 497 mil para a Residência Inclusiva. A contrapartida dos municípios foi de R$ 351 mil, totalizando R$ 848 mil, valor que servirá para a manutenção da casa ao longo do ano.

Serviço de alta complexidade e com equipe multidisciplinar

Criada em 2009, a Residência Inclusiva é um serviço de proteção social especial de alta complexidade voltado para o público com deficiências leves ou moderadas, como por exemplo, síndrome de Down, deficiência intelectual e cognitiva.

Atende apenas maiores de 18 anos e que se encontram com os vínculos familiares fragilizados ou totalmente rompidos. Os encaminhamentos são feitos via Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

Atualmente, no Estado de São Paulo existem 152 Residências Inclusivas que acolhem mais de 1.180 pessoas por mês. Cada unidade tem capacidade para atender até 10 usuários. O Governo de SP investe R$ 16,6 milhões, anualmente, na manutenção de todas essas unidades.

A Residência Inclusiva do Alto Tietê, como padrão, contará com uma equipe composta por coordenador, assistente social, psicólogo, terapeuta ocupacional, cuidadores sociais e auxiliar de serviços gerais.

Para mais informações sobre o novo serviço, ou os demais existentes no Estado, e como acessá-los, os cidadãos devem procurar o CREAS mais próximo de sua casa.