Publicado em 03/05/2023

Governo do Estado de SP entrega Centro de Convivência do Idoso em parceria com prefeitura de Tabatinga

Objetivo é oferecer espaço de socialização, com atividades socioeducativas, culturais e de lazer

Nesta sexta-feira (28/04), o Governo de SP, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (SEDS) inaugura, em parceria com a prefeitura municipal, o Centro de Convivência do Idoso (CCI) Waldomiro Paloto, em Tabatinga, região de Araraquara. Trata-se de um equipamento destinado ao bem-estar dos idosos.

O novo CCI integra o Programa SP Amigo do Idoso, coordenado pela SEDS. A finalidade dos CCIs é oferecer um espaço de socialização para evitar o isolamento da pessoa idosa. Os frequentadores têm a possibilidade de despertar para novas habilidades, participando de atividades socioeducativas, culturais e de lazer. Para Gilberto Nascimento, secretário estadual de Desenvolvimento Social, a meta da Pasta é promover o conceito de longevidade ativa, para que todo cidadão encare as diferentes fases da vida de forma saudável e autônoma.

Com capacidade para atender 200 pessoas, o novo equipamento oferecerá atividades físicas, palestras, oficinas de diferentes temas, programação cultural, entre outras. O prédio foi construído em uma área de 200 m² e conta com salão social, cozinha, despensa, lavanderia e banheiros feminino masculino com acessibilidade.

A instalação do CCIs nos municípios é resultado de parceria entre o Governo de SP e as prefeituras. O custo total da obra em Tabatinga foi de R$ 518 mil, sendo que R$ 250 mil foram investidos pelo Estado. À prefeitura coube a contrapartida de R$ 268 mil.

Programa SP Amigo do Idoso

Com esta entrega, ao todo, o Estado de SP conta com 185 equipamentos para o atendimento aos idosos, sendo 116 CCIs (Centro de Convivência do Idoso) e 69 CDIs (Centro Dia do Idoso), que compõem o Programa São Paulo Amigo do Idoso. Lançado em 2012, o programa tem o objetivo de executar ações efetivas e integradas para a garantia do envelhecimento ativo do idoso, fortalecendo seu papel social, resultando em uma nova postura diante dessa fase da vida.

SERVICO:

CCI de Tabatinga

Inauguração: 28 de abril de 2023 – 10h

Endereço: Rua 1, quadra k- Jardim dos Ipês – Tabatinga – SP

Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.