Como podemos ajudar você?
Publicado em 27/02/2024

Material obrigatório sobre Serviço de Família Acolhedora (SFA) para técnicos da assistência social já está disponível

Cartilha e Guia ajudarão a orientar os 645 municípios do estado

Na última segunda-feira (19/02), o Ministério Público do Estado de São Paulo e o Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDS), assinaram o Termo de Cooperação para a Promoção e Expansão do Serviço de Acolhimento em Famílias Acolhedoras (SFA) nos 645 municípios do estado. A SEDS orientará os municípios e os dirigentes das DRADS na formação técnica e na implantação do serviço.

Um dos materiais obrigatórios para técnicos e todos os profissionais envolvidos na proteção da criança e adolescentes é uma coletânea produzida pela Coalizão pelo Acolhimento Familiar, Movimento Pró Convivência Familiar e Comunitária (MNPCFC) e a Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério da Cidadania (SNAS). Composto por seis volumes, a coleção aborda diferentes temas na implementação do serviço, incluindo parâmetros de funcionamento, seleção e formação de famílias acolhedoras, acompanhamento das famílias e crianças nas chegadas e despedidas, entre outros assuntos correlatos.

Para o coordenador de Ação Social da SEDS, Itamar Júnior, esse material é de extrema importância para a compreensão do SFA e para todos aqueles que desejam implementar o serviço nos municípios. “Precisamos virar essa chave no estado. O Serviço de Famílias Acolhedoras não pode ser exceção. Somente com nosso envolvimento e engajamento com teremos resultados satisfatórios. Todos devem conhecer e estudar o assunto. Futuramente, em conjunto com a Escola de Desenvolvimento Social (EDESP), mais conteúdos serão produzidos e disponibilizados”, antecipou o coordenador.

Para acessar o Guia de Acolhimento Familiar e a cartilha interativa, clique aqui.

Assuntos

Desenvolvimento | Gestão | Habitação | Infraestrutura | Secretaria da Habitação | Secretaria de Desenvolvimento Regional | Secretaria de Desenvolvimento Social