Como podemos ajudar você?
Publicado em 25/11/2022

O Estado de São Paulo receberá título nacional por suas ações dedicadas à valorização dos idosos

Anúncio foi feito nesta quinta-feira, durante a webinar sobre o Pacto Nacional de Implementação dos Direitos da Pessoa Idosa, que contou com a participação de Célia Leão.

O rápido envelhecimento da população brasileira e a discussão de ações para fortalecer os programas existentes para a população longeva foram os principais temas discutidos na quinta-feira (24/11), durante apresentação do “Pacto Nacional de Implementação dos Direitos da Pessoa Idosa”. Realizado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, o encontro contou com a participação da secretária da pasta, Célia Leão, de representante de órgão da esfera nacional, além de conselheiros e especialistas em políticas públicas dedicados ao assunto.

Durante a webinar, o secretário Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Antônio Fernandes da Costa, anunciou que o estado de São Paulo vai receber em Brasília, no próximo dia 22, o título “São Paulo, Amigo da Pessoa Idosa”, do Conselho Nacional da Pessoa Idosa, em decorrência do avanço dos programas implantados no estado.

Foi lançado no encontro online o curso “Conselhos de Fundos de São Paulo (CONFISP)”, voltado aos conselheiros  e gestores municipais. O início dessa atividade está previsto para março do ano que vem. A finalidade é capacitar os conselheiros, além de formar multiplicadores, sensibilizando prefeitos e vereadores para criarem políticas destinadas ao envelhecimento ativo e saudável em seus territórios.

Célia Leão ressaltou a importância da realização do curso de capacitação aos gestores da área, para que São Paulo possa garantir, cada vez mais, qualidade de vida aos idosos com oferta de mais conforto e dignidade.

“A nossa Secretaria está de portas abertas e se coloca à disposição do governo federal. Os 645 municípios do nosso estado precisam participar desse Pacto Nacional e, para isso, precisamos capacitar os nossos gestores e conselheiros. O conhecimento não ocupa espaço”, afirmou.

O secretário Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Fernandes da Costa, destacou que segundo estimativa do IBGE, no ano que vem, o Brasil deverá ter cerca de 38 milhões de idosos. Ressaltou a necessidade de o Governo Federal investir mais verbas na Assistência Social para melhorar o atendimento dos Fundos Municipais nos trabalhos de proteção à pessoa idosa.

“O país precisa valorizar os idosos e criar mais programas voltados à qualidade de vida desta parcela da população. Os idosos contribuem com a economia com suas aposentadorias e com os Benefício de Prestação Continuada, além de cuidarem de seus netos para que seus filhos possam trabalhar. Movimentando assim toda uma cadeia produtiva”, reforçou Costa.

Participaram da exposição de ideias sobre o Pacto Nacional, Daniele Ribeiro da Silva, coordenadora do Programa São Paulo Amigo do Idoso e Presidente do Conselho Estadual do Idoso (CEI-SP); David Araújo Campos, diretor da Escola de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo (EDESP); Simone Martins, professora do Departamento de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Viçosa; Stefania Becattini Vaccaro, advogada e doutora em Sociologia e Direito pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), além de representantes das DRADS, dos CREAS, dos CRAS e dos Fundos Municipais de várias cidades do interior do estado de São Paulo.

Assuntos

Desenvolvimento | Gestão | Habitação | Infraestrutura | Secretaria da Habitação | Secretaria de Desenvolvimento Regional | Secretaria de Desenvolvimento Social