Como podemos ajudar você?
Publicado em 13/10/2021

Os benefícios da companhia animal para os seres humanos

Os benefícios da companhia animal para os seres humanos

Não apenas companheiros extremamente fiéis, os animais podem ter um papel importante quando se trata de saúde e bem estar de seus donos. 

Uma pesquisa realizada pela Edelman Intelligence, em parceria com a HABRI e a Mars Petcare revelou que 80% das pessoas se sentem menos sozinhas na companhia de um pet. Ou seja, além da troca de carinho, cães e gatos também ajudam a lidar com problemas como depressão, solidão e ansiedade. Isso acontece porque quando o humano passa parte do dia com um animal, ele passa a produzir mais hormônios como a ocitocina e serotonina, responsáveis pelo humor.

A sensação de responsabilidade que o animal traz, o compromisso de cuidar de outro ser vivo dependente, ajuda a manter a mente ativa. Eles estimulam o ser humano a criar vínculos e se preocupar com o bem-estar, não apenas do animal, mas de si. Isso nos ensina a ter mais empatia com os animais e com o outro.

Não apenas para a saúde mental, criar um animal pode ajudar a reduzir a pressão sanguínea, o colesterol e o nível de triglicérides, auxiliando na prevenção contra ataques do coração e outras doenças cardiovasculares, isso segundo pesquisas dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e do Instituto Nacional de Saúde (NIH), nos Estados Unidos.

Passear com o pet é bom para ele e para o dono. As caminhadas com o animal de estimação são boas para a saúde dos bichinhos e dos seres humanos, que se tornam menos propensos à obesidade com a atividade física.

Adoção consciente e responsável

Um dos primeiros passos da adoção é se perguntar se não haverá nenhum impasse ao acolher o animal. O local onde você mora aceita animais? Alguém da família possui algum tipo de alergia? Você terá tempo, não apenas para os cuidados básicos, mas também para passear e brincar com o pet?

As perguntas acima são alguns exemplos do que deve ser colocado na balança antes de tomar qualquer decisão.

Não se esqueça que, com a chegada de um novo bichinho, os gastos também aumentam e a responsabilidade com investimentos e cuidados para mantê-lo sempre saudável não deve ser ignorada. Pensar neste tipo de coisa evita que, no futuro, os animais sejam abandonados.

Como denunciar

Casos de maus tratos ou abandono aos animais no Estado de São Paulo podem ser denunciados no site da Delegacia Eletrônica de Proteção Animal (DEPA). Na hora de fazer o cadastro, é possível optar pela privacidade e todos os dados são preservados.

As providências tomadas pela polícia poderão ser acompanhadas através do número de protocolo gerado após a efetivação da denúncia, juntamente com o número do CPF do denunciante informado.

Saiba mais sobre o tema no novo episódio do podcast Desenvolvimento Social SP, com participação do Secretário Estadual de Saúde, Jeancarlo Gorinchteyn e a veterinária Rayssa Cubas Joaquim. Confira abaixo:

Assuntos

Desenvolvimento | Gestão | Habitação | Infraestrutura | Secretaria da Habitação | Secretaria de Desenvolvimento Regional | Secretaria de Desenvolvimento Social