Como podemos ajudar você?
Publicado em 30/11/2022

Programa Recomeço busca emprego para dependente químico enquanto trata da abstinência de drogas

O tratamento híbrido é para atender pessoas que tem dificuldade de permanecer nos serviços por terem necessidades financeiras.

O Programa Recomeço, da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado, potencializa a recuperação e reinserção social das pessoas que sofrem por uso abusivo de drogas. Enquanto o acolhido trata da abstinência química, os profissionais do corpo técnico do programa buscam ofertas de emprego para o indivíduo, atualização de documentos e currículos.

O serviço de acolhimento terapêutico híbrido (comunitário e residencial) é um modelo que atende as pessoas que relatam dificuldade em permanecer no processo de acolhimento terapêutico por seis meses, pois, possuem família para sustentar e precisam trabalhar, ou então, não possuem retaguarda familiar e sustentabilidade.

Critérios
A capacidade operacional do serviço de acolhimento terapêutico híbrido tem por objetivo a intervenção terapêutica com foco na recuperação e reorganização psicossocioemocional. Nessa fase I do tratamento o limite é de 30 vagas nas unidades masculinas e 25 vagas nas unidades femininas.

Já na fase II o objetivo é a reintegração social, com terapia familiar, com foco na autossustentabilidade. Os acolhidos deverão ser preparados e inseridos no mundo do trabalho, estimulando a aquisição de renda e promoção da educação financeira.

Essa etapa deve ser implantada em zonas urbanas, em bairros centrais, preferencialmente, próximo a serviços de saúde tais como UBS, CAPS, CAPS Ad entre outras, e de fácil acesso ao transporte público. São 12 vagas por residência.

Assuntos

Desenvolvimento | Gestão | Habitação | Infraestrutura | Secretaria da Habitação | Secretaria de Desenvolvimento Regional | Secretaria de Desenvolvimento Social