Publicado em 04/11/2022

Secretária Célia Leão participa de audiência pública sobre migrações internacionais e refugiados

Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, vai investir R$ 2,8 milhões para criar novas vagas de acolhimento aos refugiados até dezembro

A secretária estadual de Desenvolvimento Social, Célia Leão, participou nesta quinta-feira (03/11) da audiência pública, “Comissão Mista Permanente Sobre Migrações Internacionais  e Refugiados”, promovida pelo Senado Federal. Realizado por videoconferência, o evento debateu a situação do refúgio e da acolhida humanitária dos afegãos no Brasil.

Célia Leão destacou que o Governo do Estado de São Paulo tem um trabalho histórico no acolhimento aos imigrantes. “Desde 2019, a Secretaria de Desenvolvimento Social acolheu 816 imigrantes de diferentes nacionalidades. A rede de assistência do Estado de São Paulo atua na urgência do acolhimento aos refugiados, ao desembarcarem são encaminhados para estruturas mantidas pelo governo”, disse.

Ela ressaltou que o estado dispõe de engrenagem adequada à  prestação de serviços básicos aos refugiados e às vítimas de violação de Direitos Humanos.

“O governo do Estado tem intensificado articulações com entes municipais e instituições internacionais, caso da ACNUR e Cáritas, para oferecer acolhimento aos afegãos”, afirmou.

O objetivo é promover moradia temporária, acesso à vacinação, auxílio na obtenção de documentação e colocação profissional entre outras possibilidades.

Confira aqui os principais tópicos abordados pela secretária Célia Leão na audiência pública.