Publicado em 08/03/2024

Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social inaugura serviço para idosos em Arandu

Centro de Convivência do Idoso oferece atividades socioculturais e educativas, dando oportunidade à participação do idoso na vida comunitária

São Paulo, 05 de março de 2024 – Nesta terça-feira (05/03), a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social entregou o Centro de Convivência do Idoso (CCI) “Delcídio Candido de Oliveira”, em Arandu, a 278 quilômetros da capital. O novo equipamento tem capacidade para atender mais de 200 idosos em situação de vulnerabilidade, e o objetivo é socialização e o enfrentamento à solidão através de atividades socioeducativas, de lazer, esporte e convívio social. A obra teve custo total de R$ 330 mil, com investimento de R$ 250 mil do Governo SP e R$ 80 mil da Prefeitura de Arandu.

No local, os idosos encaminhados através do CRAS – Centro de Referência da Assistência Social – terão aulas de artesanato, atividades de memorização, palestras temáticas, caminhada, ginástica de fortalecimento de braços e pernas, dança com práticas integrativas, inclusão digital, aulas de coral e violão, alfabetização, jogos de mesa, cursos em diversas áreas, entre outras.

“A entrega desse equipamento mostra o comprometimento do Governo de SP em garantir mais qualidade de vida à população idosa do estado. Esse é o olhar do nosso governador, sempre preocupado em promover ações que garantam um envelhecimento mais ativo e feliz”, disse Gilberto Nascimento, secretário estadual de Desenvolvimento Social, que participou da inauguração do espaço.

Sobre o homenageado

Delcídio Cândido de Oliveira nasceu, em 1942, na Cidade de Campestre (MG). Mudou-se para a Fazenda Jamaica, em Arandu, ainda criança. Casou-se com Maria Luzia de Souza Oliveira e tiveram 10 filhos. Juntos idealizaram o projeto “Terceira Idade Feliz Nova Esperança”, em 2002, e ficou muito conhecido por promover atividades para a pessoa idosa, como desfiles, jantares, passeios e bailes. Delcidio faleceu em 2015, mas deixou um legado de alegria, amor, responsabilidade e dedicação para com a comunidade.

Programa SP Amigo do Idoso

Com esta entrega, o Estado de SP conta agora com 191 equipamentos para o atendimento aos idosos, sendo 119 CCIs (Centros de Convivência do Idoso) e 72 CDIs (Centros Dia do Idoso), que compõem o Programa São Paulo Amigo do Idoso. Lançado em 2012, esse programa tem o objetivo de executar ações para garantir o envelhecimento ativo, fortalecendo o papel social do idoso, o que resulta em uma nova postura diante dessa fase da vida.