Como podemos ajudar você?

Gilberto Nascimento

Gilberto Nascimento, Secretário de Estado do Desenvolvimento Social

Formado pelo Colégio da Polícia Militar de São Paulo e graduado em Relações Internacionais, com especializações em Desenvolvimento de Projetos e Gestão Pública pela Universidade de La Verne (Califórnia/EUA), Gilberto Nascimento acaba de assumir o comando da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, uma pasta com um orçamento de R$ 1,4 bilhão. Essa é segunda vez que ocupa a posição. Ele esteve à frente da secretaria também em 2018, durante o governo de Márcio França

Ainda no executivo, foi Secretário de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo e Secretário-Adjunto de Desenvolvimento Metropolitano.

Entre 2017 e 2022, ocupou uma das 55 cadeiras como vereador na Câmara Municipal de São Paulo em dois mandatos consecutivos. Foi eleito corregedor geral da CMSP por dois anos (2021/2022); foi presidente da Comissão do Idoso e da Assistência Social e membro das comissões de Educação, Constituição e Justiça, Finanças e Orçamento e membro da Subcomissão de Cultura.

Anteriormente à sua atuação na vida pública, foi consultor internacional e empresário.

Em defesa do social também na CMSP

No legislativo paulistano, durante os últimos seis anos, apoiou pautas e criou projetos de lei voltados para a área social, em defesa da vida, da família, da liberdade de culto, da educação etc. No dia 29 de novembro de 2022, por exemplo, foi aprovado em segunda votação e enviado para a sanção do prefeito Ricardo Nunes, projeto de lei 434/2021 de sua autoria que autoriza o poder executivo a instituir o Programa de Incentivo e Visibilidade ao Acolhimento Familiar.

A proteção à criança e adolescente é uma de suas preocupações. Ele acredita que o Acolhimento Familiar é a resposta para ampliar essa proteção e garantir saúde física e mental das crianças. “Vivemos um flagrante descumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que prioriza o acolhimento familiar ao institucional. Precisamos celebrar um pacto em favor da infância e multiplicar o número de famílias acolhedoras. Lugar de criança é em família, e se investirmos nesse modelo, a diferença será positivamente gritante nas próximas décadas. Vamos plantar um futuro diferente para as crianças no estado”, defendeu Nascimento.

Também aprovou projeto de lei para instalação de câmeras de monitoramento em Instituições de Longa permanência dos Idosos (ILPIs). Sancionado pelo prefeito Ricardo Nunes em 2021, converteu-se na lei 17.691/21.

Gilberto Nascimento tem 43 anos, é casado e pai de quatro filhos.