Publicado em 10/11/2020

Geração de renda através da inclusão produtiva

Realizado pela Fundação Arymax e pelo Fundo Pranay, em parceria com o Instituto Veredas, o estudo “Inclusão Produtiva no Brasil”, define a inclusão produtiva como geração de trabalho e renda de maneira estável, relativamente duradoura e decente para as populações em situação de pobreza e vulnerabilidade social.

Este tipo de inclusão é um tema cada vez mais recorrente e se dá pela compreensão do quanto o aumento do nível de renda através do trabalho é fundamental quando o assunto é a redução da pobreza e da exclusão social.

No primeiro trimestre de 2020, a taxa de desemprego foi de mais de 30% no Estado de São Paulo, levando muitos paulistas à situação de pobreza ou extrema pobreza.

Para Fátima Cortella, Vice-Presidente da Comissão Estadual do Emprego do Estado de São Paulo, “promover a inclusão produtiva é criar alternativas para o atendimento das necessidades e ampliação das potencialidades das famílias em situação de vulnerabilidade social, favorecendo as pessoas a se profissionalizarem pelo fazer, produzir e comercializar”.

ACESSUAS Trabalho

Reconhecendo a importância da inclusão produtiva, o Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (ACESSUAS Trabalho), do Governo Federal, procura levar autonomia às famílias usuárias da Política de Assistência Social, por meio desta inclusão ao mundo do trabalho, visando formar pessoas entre 14 e 59 anos em oficinas de qualificação, para inserção no mercado de trabalho e na sociedade.

O objetivo é promover o acesso dos usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) ao mundo do trabalho por meio de informações e orientações sobre direitos e oportunidades de ações que estimulem o reconhecimento de potencialidades e o desenvolvimento de habilidades, bem como da articulação com políticas setoriais.

“A ação principal é a articulação com outros programas e serviços da assistência social e de demais áreas pública e privadas, como saúde, educação, desenvolvimento econômico, justiça, serviços, indústria e comércio, buscando oportunidades efetivas no território”, explica Fátima.

Pronatec

Os municípios que aderiram ao programa ACESSUAS Trabalho possibilitaram a inserção de um número significativo de pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social nos cursos ofertados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

O programa oportuniza o acesso de jovens e adultos de baixa renda a uma educação técnica de qualidade. Os cursos oferecidos pelo Pronatec são gratuitos e tem alta taxa de empregabilidade. O programa contribui para o rompimento do ciclo de reprodução de desigualdades e exclusão que a população enfrenta todos os dias.

Como participar do ACESSUAS Trabalho

O interessado deve procurar o Centro de Referência da Assistência Social mais próximo do local em que reside e estar inscrito no Cadúnico. O programa prioriza usuários de serviços, projetos e programas de transferência de renda socioassistenciais que tenham entre 14 e 59 anos.

Para a Fundação Arymax, apenas a inclusão produtiva pode diminuir a exclusão social e aumentar a produtividade de um Estado. A inclusão produtiva incentiva o empreendedorismo, que gera renda familiar, impactando econômica e socialmente a vida de muitas famílias, principalmente as que enfrentam situações de vulnerabilidade social.