Como podemos ajudar você?
Publicado em 01/06/2023

Governo do Estado de SP distribuirá 55 milhões de litros de leite em 2023 para combater anemia por deficiência de ferro

Programa beneficia mais de 300 mil crianças e idosos na pobreza e extrema pobreza em todo o estado; leite é enriquecido com Ferro e vitaminas A e D

São Paulo, 31 de maio de 2023 – No Dia Mundial do Leite, comemorado em 01 de junho, o Governo do Estado de SP, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, presta contas sobre o maior programa de distribuição de leite pasteurizado e enriquecido do Brasil, o Vivaleite. O programa foi criado para combater a anemia por deficiência de ferro em crianças.

Segundo estudo liderado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), 01 a cada 03 crianças de até 7 anos sofre de anemia por deficiência de ferro no Brasil. A anemia ferropriva pode afetar a disposição de crianças e contribuir para seu isolamento, déficit de aprendizado e dificuldades no desenvolvimento intelectual, além de prejudicar o sistema imunológico.

A fórmula do leite fornecido pelo Programa Vivaleite é fortificada com Ferro e vitaminas A e D. Ao consumir o leite enriquecido, crianças e idosos em vulnerabilidade saem das estatísticas de anemia no país. Para as crianças, o leite auxilia no crescimento e desenvolvimento, fornece nutrientes essenciais e também é uma fonte de hidratação. No caso dos idosos, o leite fortificado auxilia na saúde óssea e fornece proteínas importantes para a massa muscular.

“O programa Vivaleite é mais um exemplo de recurso público bem empregado, pois leva segurança alimentar e nutricional a crianças e idosos vulneráveis, previne a anemia e ainda fomenta a cadeia produtiva de leite no estado, que adquire o produto de pequenos e médios laticínios”, avaliou Gilberto Nascimento, secretário estadual de Desenvolvimento Social.

Atualmente, o programa beneficia cerca de 308 mil crianças e idosos, entregando 4,6 milhões de litros de leite por mês. Até o final de 2023, o Governo de SP entregará 55 milhões de litros em um investimento de R$ 290 milhões/ano.

Beneficiários aprovam o programa

Moradora na Comunidade Quarentenário, em São Vicente, na Baixada Santista, a dona de casa Tatiane Silva, 39 anos, há seis meses tem acesso ao leite do Programa Vivaleite para alimentar seus filhos de 1 e 6 anos. Desempregada, quando não tinha o leite fazia café preto até para as crianças. “O leite está caro tanto no supermercado quanto no mercadinho do bairro. Se não tivesse o Vivaleite, não teríamos condições de comprar”, falou.

Outra beneficiária do Vivaleite, a dona de casa Kátia Cristina de Souza, 41 anos, também está desempregada e tem três filhos pequenos, 7, 5 e 3 anos. Ela destaca que o leite ajuda no sustento das crianças e na economia do lar. “A vida está muito difícil. Trabalho como auxiliar de limpeza, mas como estou desempregada, faço uns bicos para ajudar meu marido. Se não fosse esse leite que é distribuído de graça pelo governo, não sei o que seria da gente. Aqui em casa são cinco bocas para sustentar. Vale a pena enfrentar fila e chuva para pegar o leite”, afirmou.

Para ter acesso ao programa, idosos (acima de 60 anos) e famílias com crianças (a partir de 6 meses, até 6 anos) em vulnerabilidade social, devem procurar o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) do seu município.

Assuntos

Desenvolvimento | Gestão | Habitação | Infraestrutura | Secretaria da Habitação | Secretaria de Desenvolvimento Regional | Secretaria de Desenvolvimento Social