Como podemos ajudar você?
Publicado em 17/11/2020

Perguntas frequentes: Prospera Jovem

O que é o Prospera Jovem?
O Prospera Jovem é um programa de desenvolvimento humano que oferece ao jovem a oportunidade de elaborar um projeto de vida próprio acompanhado do auxílio de um tutor, cursos de capacitação técnica e um incentivo financeiro na poupança para investir em seu projeto de desenvolvimento pessoal.

Em 2020:
Por conta da pandemia, a implantação do Prospera precisou ser remodelada. Para não desassistir os jovens do Vale do Ribeira, diretamente impactados pelos desafios impostos pela COVID-19, a SEDS optou por realizar o Programa Prospera Jovem 2020, uma versão reduzida do programa, seguindo as vertentes do modelo inicial, porém, com atividades online, que ocorrem de outubro a dezembro de 2020.

Qual é o público alvo?
Jovens entre o 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio da rede pública estadual, inscritos no CadÚnico e com renda familiar per capta de até meio salário mínimo.

Em 2020:
Os alunos do 3º ano do Ensino Médio foram escolhidos como público-alvo do Prospera Jovem 2020. Isto porque esses jovens terminam o último ano letivo em 2020 sem conseguir participar do programa em 2021.
Assim, todos os estudantes do 3º ano do Ensino Médio, que demonstraram interesse em participar da versão reduzida do Prospera foram automaticamente inscritos no Prospera Jovem 2020.

Quais ações o programa prevê?
Oficinas de Projeto de Vida com desenvolvimento de competências socioemocionais e elaboração um plano de futuro próprio; Oficinas de Tutoria, para apoio e acompanhamento do desenvolvimento dos Projetos de Vida dos jovens; Capacitações técnicas com parceiros para o aprendizado de um ofício; e um Incentivo Financeiro caracterizado pela transferência de renda na poupança do jovem, a ser utilizada na execução do seu Projeto de Vida.

Em 2020:
A edição de 2020 conta com as mesmas ações supracitadas, porém de maneira condensada e através de plataforma online parceira da SEDS.

Qual objetivo do programa?
Promover a mobilidade social dos jovens do Vale do Ribeira, gerando desenvolvimento humano e rompendo o ciclo intergeracional de pobreza. Como objetivo secundário, o Prospera busca incentivar o jovem a ser um vetor de mudança, agente ativo para o desenvolvimento pessoal, familiar e comunitário em sua região.

Em 2020:
O Prospera Jovem 2020, de curta duração, possui dois objetivos principais: o desenvolvimento de um projeto de vida autônomo pelo jovem; e a continuidade dos estudos, concluindo o 3º ano do Ensino Médio, a despeito dos desafios impostos pela pandemia da COVID-19.

Assuntos

Desenvolvimento | Gestão | Habitação | Infraestrutura | Secretaria da Habitação | Secretaria de Desenvolvimento Regional | Secretaria de Desenvolvimento Social