Como podemos ajudar você?

Perguntas frequentes: Sistema Demandas

Como acesso o sistema Demandas? 

Sistema Demandas está disponível no endereço:  www.spsempapel.sp.gov.br. No menu superior, selecione “Serviços” e, em seguida, em “Demandas”. 

 

Esqueci minha senha, o que devo fazer? 

Clique na opção “esqueci minha senha” e informe seus dados. Você precisará informar seu CPF e a matrícula que foi associada ao seu usuário. Caso não saiba a matrícula, ou não receba a senha, entre em contato com o 0800 710 0064 ou faça sua solicitação preenchendo o seguinte formulário, clique aqui

 

Não sei se minha entidade já tem acesso ao Sistema Demandas, ou quem são as pessoas responsáveis da minha entidade no sistema. O que devo fazer? 

Envie um e-mail para emendas.parlamentares@sp.gov.br com o assunto “Consulta acesso Demandas”, informando o nome e CNPJ da entidade, e o nome e CPFs das pessoas que deseja consultar.  

Importante: esta solicitação é uma consulta, sendo informado apenas se há ou não cadastro para entidade e se as pessoas indicadas são ou não responsáveis pelo sistema. Nenhuma informação adicional será enviada. 

 

Minha entidade não está cadastrada no Sistema Demandas, o que devo fazer? 

Neste caso, envie um e-mail para emendas.parlamentares@sp.gov.br com o assunto “Cadastro Demandas”, com o seguinte formulário (clique aqui para acessar). 

 

O gestor cadastrado não faz mais parte da minha entidade, o que devo fazer para cadastrar um novo gestor? 

Envie um e-mail para emendas.parlamentares@sp.gov.br com o assunto “Cadastro Demandas”, com o seguinte formulário (clique aqui para acessar) 

 

Todas as emendas parlamentares que a minha entidade recebeu estão disponíveis no Sistema Demandas? 

Apenas as emendas referentes aos anos de 2020 e 2021 estão disponíveis no sistema Demandas. 

 

Como eu sei se a minha entidade tem emendas parlamentares disponíveis? 

Após acessar o Sistema Demandasclique em “Demandas” e a seguir no botão Emendas / Demandas disponíveis”, caso haja emendas disponíveis. Já, caso o botão de “emendas / demandas disponíveis” não esteja aparecendo, quer dizer que não há emendas ou que as emendas disponibilizadas anteriormente já foram aceitas. 

 

Agora que minha entidade tem uma ou mais emendas disponíveis, o que eu devo fazer? 

As primeiras etapas no processo de tramitação da emenda são de responsabilidade da entidade ou prefeitura, e se referem às etapas de Cadastrar a emenda e Enviar a documentação necessária. 

 

O que eu devo fazer para Cadastrar a emenda? 

Após clicar em “Emendas / Demandas disponíveis”, você verá a relação de emendas aprovadas. Você deve selecionar a emenda a receber o “Aceite” e clicar em Salvar A emenda fica com a situação/status “em cadastramento”, sendo a próxima etapa Enviar a documentação necessária. 

 

O que eu devo fazer para Enviar a documentação necessária? 

Após o cadastro da emenda, você poderá visualizá-la ao clicar na guia Demandas. Agora o processo tem um número, que aparece na primeira coluna, e está na situação “Em cadastramento”. Ao clicar no número da demanda/processo, você acessará uma página para envio de toda a documentação. 

 

Qual a documentação que eu devo enviar? 

Ao clicar no número da demanda, você acessará uma página para envio de toda a documentação. 

Para te ajudar nesta etapa, preparamos dois manuais:

  • Para Organizações da Sociedade Civil

Manual: Passo a Passo para Aquisição de Materiais e Obras, clique aqui.

  • Para Prefeituras

Manual: Passo a Passo para Aquisição de Materiais e Obras, clique aqui.

Após envio de toda documentação, a opção “Encaminhar para análise da secretaria” mudará de cor e estará disponível. 

 

Quando eu devo preencher o campo “Valor de Contrapartida”? Eu devo preencher este valor ou só o envio do documento “Declaração de Contrapartida” é suficiente? 

No caso de demandas vinculadas às emendas ou demandas parlamentares, este campo é preenchido automaticamente caso o valor dos itens ou da obra supere o valor da emenda/demanda parlamentar. Caso a demanda seja sem vínculo à emenda ou demanda parlamentar, o beneficiário pode inserir esta informação no cadastramento. O envio do documento não isenta o beneficiário de preencher esta informação se for o caso. 

 

Qual perfil pode encaminhar a documentação para a Secretaria? 

Apenas o usuário com perfil de gestor da entidade pode clicar na opção “Encaminhar para análise da secretaria”. Será necessário informar a senha em todas as etapas de tramitação e produção de documentos. 

 

Uma vez que a documentação foi enviada, é possível alterar os arquivos? 

Não. Porém, se em alguma etapa de análise for identificado que alguma correção é necessária, o processo será devolvido para edição pela entidade/prefeitura. Será possível consultar todas as análises feitas pela secretaria ao longo do processo e a indicação do que deve ser corrigido. 

 

Como saber como está o andamento da emenda após o envio da documentação? 

Após o envio da documentação, o processo irá percorrer as etapas de análise pelas áreas técnicas da Secretaria. Na guia Demandas, há a coluna de Situação, que indica o status atual. 

 

Preciso que mais pessoas da minha entidade tenham acesso ao Demandas, o que devo fazer? 

– Entidades: O gestor ou qualquer membro da equipe técnica da entidade poderá cadastrar outros integrantes.

– Prefeituras: Somente o Prefeito pode cadastrar os membros da equipe técnica.

Para saber o passo a passo para cadastro, consulte os manuais disponíveis no sistema de Demandas.

 

Há vários perfis de acesso ao sistema Demandas? 

Sim, os perfis são: Gestor de Entidade, Equipe Técnica, Consulta Entidade, Diretor de Entidade e Diretor de Hospital 

 

Quando for necessário atualizar a pessoa no perfil de gestor da entidade no Demandas, qual é o procedimento? 

Se a entidade já tem um gestor cadastrado, este pode indicar o novo gestor. Se não, ler pergunta número 5. 

 

Quais as diferenças entre os perfis de acesso? 

Onde encontro mais informações sobre o Sistema Demandas? 

Nesta página você encontra o sistema virtual de aprendizagem: https://treinamentos.spsempapel.sp.gov.br/mod/page/view.php?id=4711 

 

O que devo fazer se os itens que pretendo adquirir não estão na relação de itens disponíveis para seleção?

Envie um e-mail com o seu questionamento para convenios.parcerias@sp.gov.br, com a descrição detalhada do item que gostaria de adquirir. Se permitido, você será informado e o item será incluído na relação disponível para seleção no sistema.