Publicado em 02/10/2020

Prospera Jovem inicia edição 2020

Quatrocentos jovens do Vale do Ribeira, todos estudantes do 3º ano do Ensino Médio, iniciaram a edição 2020 do Prospera Jovem, programa da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo.

Previsto para o primeiro semestre deste ano, a ação teve que passar por uma reformulação em razão da pandemia da Covid-19. Com as recomendações dos órgãos de saúde para a população manter o distanciamento social e garantir a oportunidade para os jovens do último ano escolar, o programa foi adaptado para o universo virtual.

“Devido a este período delicado que estamos passando, tivemos que ser céleres e assertivos para adaptar e compactar o programa Prospera Jovem para assegurar aos 400 alunos inscritos no programa desde abril, a oportunidade de participar e construir seu Projeto de Vida”, contou Célia Parnes, Secretária de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo.

Durante os próximos três meses, os jovens inscritos no programa passarão por oficinas, exercícios individuais, reflexões e mentorias para desenvolvimento do Projeto de Vida, incentivo financeiro (aos que concluírem todas as etapas) para a execução dos seus projetos e capacitações.

Thamires Cristina Pierroti de Souza (foto), aluna participante do programa, moradora do município de Ilha Comprida, 211 km da Capital, projeta como usará o o incentivo financeiro ao final do programa: “Meu sonho é ser uma designer de interiores no futuro. Por isso, vou usar esse dinheiro para ingressar em uma boa faculdade”.

Neta mais velha da aposentada Francisca Rosa de Souza, Thamires é a primeira pessoa da família com possibilidade de começar o Ensino Superior. “Dentro das minhas limitações sempre a apoiei a seguir firme com os estudos. Infelizmente não posso dar esse dinheiro para que ela comece a vida universitária. Por isso, este benefício do Prospera Jovem veio em  boa hora. Estou muito feliz”, afirma Francisca.

A partir das próximas semanas, os alunos passarão pelos pré-treinamentos para assimilação e desenvoltura com a plataforma online. O início das atividades será marcado por um evento online com a participação dos 400 estudantes inscritos e da Secretária Célia Parnes.

“Prezando pela autonomia e pelo crescimento pessoal e profissional, o Prospera Jovem quer incentivar os estudantes a serem os vetores de mudança das suas famílias e comunidades no Vale do Ribeira”, finaliza Célia Parnes.