Publicado em 22/12/2022

Secretária de Desenvolvimento Social inaugura CCI em Cerqueira César

Além do equipamento para idosos, Célia Leão descerrou a placa do CCA que vai atender crianças e adolescentes

Investir em programas e políticas públicas voltados às pessoas idosas é uma preocupação constante do Governo do Estado de São Paulo. Pensando neste público, a secretária de Desenvolvimento Social Célia Leão, entregou nesta quinta-feira (22), o Centro de Convivência do Idoso (CCI) em Cerqueira César, região de Avaré.

O objetivo do espaço é proporcionar atividades socioeducativas, de lazer, esporte e convívio social dirigidas ao público mais velho. O CCI está localizado na Rua Capitão Augusto Mendes, s/nº- no Parque Nove de Julho- Cerqueira César/SP. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30.

“As políticas públicas voltadas às pessoas idosas no estado de São Paulo, com as instalações dos CCIs, garantem a convivência e o fortalecimento de vínculos dessa população, oferecendo qualidade de vida para os idosos paulistas”, salientou a secretária Célia Leão.

A instalação do CCIs nos municípios é resultado de parceria entre a SEDS e as prefeituras. Nesta inauguração o custo total da obra foi de R$ 309.896,29, sendo que R$ 250 mil foram investidos pelo Governo do Estado e à prefeitura de Cerqueira César coube a contrapartida de R$ 59.896,29.

Com capacidade para atender 200 pessoas, o novo equipamento dedicado aos idosos desenvolve ações como atividades físicas, palestras, oficinas de diferentes temas, programação cultural, entre outras atividades. O prédio foi construído em área de 200 m² e está distribuído da seguinte forma: salão social, três banheiros, sendo um com acessibilidade, cozinha e sala administrativa.

O prefeito de Cerqueira César, Diego Augusto Berti Cinto, agradeceu ao Governo do Estado pela parceria que possibilitou na entrega das duas obras. “É um bom presente de Natal inaugurar dois centros para a nossa população: o CCI para os idosos e o CCA para os nossos adolescentes. Nós estávamos sendo muito cobrados pelos moradores pela entrega dessas obras. O Centro do Idoso será um dos melhores lugares de Cerqueira César para a convivência das pessoas da Terceira Idade da nossa cidade”, afirmou.

Balanço

Ao todo, o Governo do Estado conta com 183 equipamentos para o atendimento os idosos, sendo 115 CCIs (Centro de Convivência do Idoso) e 68 CDIs (Centro Dia do Idoso), que compõem o Programa São Paulo Amigo do Idoso.

Nesta gestão de governo, mais de 11 mil pessoas acima de 60 anos foram beneficiadas com equipamentos de convivência entregues pelo SP Amigos do Idoso. Desde 2019, foram entregues 61 Centros para os idosos, sendo: 54 CCIs (Centros de Convivência para Idosos, incluindo o de Cerqueira César) e 7 CDIs (Centro Dia do Idoso).

Programa SP Amigo do Idoso

Lançado em 2012, o programa tem o objetivo de executar ações efetivas e integradas para a garantia do envelhecimento ativo do idoso, fortalecendo seu papel social e resultando em uma nova postura diante do envelhecimento.

Inauguração do CCA em Cerqueira César

Durante o evento, a secretária Célia Leão descerrou a placa do Centro de Convivência da Criança e do Adolescente (CCA) que vai funcionar no mesmo bairro do CCI. O equipamento destinado ao atendimento dos jovens foi elaborado pela prefeitura e teve um investimento total de R$ 222.013,17, sendo que R$ 170 mil foram por parte do Governo do Estado e R$ 52.013,71 do município de Cerqueira César. No local os jovens terão aulas de jiu-jitsu, de dança e balé.