Publicado em 12/04/2023

SEDS realiza palestra Gestão do Cuidado sobre doença de Parkinson

11 de abril é o Dia Estadual de Conscientização da Doença de Parkinson

Prosseguindo com a série de eventos  voltados à qualidade de vida,  segurança e ao bem-estar do servidor público, nesta quarta-feira (12), a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDS) realizou  um ciclo de palestras com o tema “Gestão do Cuidado: Doença de Parkinson”. Participaram profissionais renomados na área que  abordaram o assunto com conhecimento e profundidade.

O evento foi realizado na sede da Secretaria e foi transmitido ao vivo pelo Youtube para os servidores das 26 DRADS, as Diretorias Regionais de Assistência Social, instaladas em todo estado. E ao final foi aberto para perguntas dos participantes.

O Parkinson é uma doença  neurológica que afeta os movimentos da pessoa. Causa tremores, lentidão de movimentos, rigidez muscular, desequilíbrio, além de alterações na fala e na escrita.

A Doença de Parkinson ocorre por causa da degeneração das células situadas numa região do cérebro chamada substância negra. Essas células produzem a substância dopamina, que conduz as correntes nervosas (neurotransmissores) ao corpo. A falta ou diminuição da dopamina afeta os movimentos provocando os sintomas acima descritos. O  diagnóstico da doença é feito com base na história clínica do paciente e no exame neurológico.

Importante ressaltar que 11 de abril foi instituído como  “Dia Estadual de Conscientização sobre a Doença de Parkinson” tornou-se lei e o decreto foi  assinado pelo governador Tarcísio de Freitas, e publicado no Diário Oficial do Estado no dia 17 de fevereiro deste ano. O projeto de lei é de autoria da deputada estadual Maria  Lúcia Amary.

A iniciativa deste ciclo de debates é uma parceria entre o Departamento de Comunicação Institucional, o Departamento de Recursos Humanos,  a Edesp (Escola de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo),  e da Cosan (Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional).

A abertura do evento foi feita pelo chefe de gabinete Eduardo Barbin, que representou o secretário de Desenvolvimento Social, Gilberto Nascimento, e deu as boas-vindas aos convidados.  Participaram do evento os seguintes palestrantes: a deputada estadual Maria  Lúcia Amary; dr. Vanderlei Camargo- psicólogo e  coordenador da Política Estadual de Humanização da Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo; o  ex-deputado estadual Said Mourad;  dr. Samuel Grosmmann (fundador da Associação Brasil Parkinson); dra. Érica  Tardelli – presidente da Associação Brasil Parkinson e coordenadora do Departamento de Fisioterapia da Associação Brasil Parkinson; e a dra. Giovana Diaféria-  coordenadora do Departamento de Fonoaudiologia da Associação Brasil Parkinson.